Compra Coletiva da Rede Anunciação de Agroecologia

VOLTAR


Somos uma Rede composta por organizações de agricultoras e agricultores, técnicos e consumidores. Nos unimos em torno da produção de alimentos saudáveis, da conservação do meio ambiente e do consumo responsável e solidário.
A compra coletiva é uma compra organizada por consumidores para adquirir produtos diretamente dos produtores. Foi iniciada em julho de 2020, com objetivo de criar circuitos curtos de comercialização, principalmente em momento de pandemia, a compra coletiva surge como alternativa aos agricultores, que tem uma venda direta e garantida, e aos consumidores, que podem adquirir um produto de qualidade a um preço justo e com toda segurança nesta pandemia. A compra é resultado do Projeto Ecoforte Rede Anunciação de Agroecologia, financiado pelo BNDES e Fundação Banco do Brasil, que é uma rede composta por organizações de produção, comercialização e certificação de produtos orgânicos da Agricultura Familiar. Também fazem parte da rede técnicos vinculados ao Lama/UEPG e do Grupo Ana Maria Primavesi, um dos grupos de técnicos da Rede Ecovida. A compra coletiva é uma inciativa sustentável, já que prioriza produtos orgânicos, portanto sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos, o que promove conservação do meio ambiente e saúde dos agricultores e consumidores. Também pela redução de emissão de gases do efeito estufa, pois são priorizados os produtos regionais ou de redes parceiras, que não dependem de grandes esquemas logísticos comumente presentes na cadeia de distribuição de produtos alimentícios.
Buscamos aproximar os consumidores de Ponta Grossa à produção de alimentos da agricultura familiar e reforma agrária da região através da compra coletiva e direta, sem intermediários. Através das conexões entre famílias de agricultores de diferentes regiões, produtos, consumidores e a equipe do Lama/UEPG a compra coletiva da Rede Anunciação de Agroecologia apresenta 10 grupos que estão disponibilizando os produtos, estão, a 5 Estrelas (Palmeira - PR), o Acampamento Maria Rosa do Contestado (Castro - PR), Agroalves (Lapa- PR), Agroleve (Antonina - PR), AMAE (Morretes - PR), Coaftril (São João do Triunfo – PR), Roberto (Palmeira – PR), Tia Dirce (Morretes – PR) e CCA (Curitiba). Na Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA), estão 21 Cooperativas associadas, destas 6 estão atuando diretamente no Centro de Distribuição CCA.
Elas têm a agricultura familiar como meio de produção, alguns por meio agricultura orgânica e outros em processo de transição.
São 219 produtos cadastrados, destes, os produtos disponíveis tem: Arroz, Feijões; Derivados de milho (quirera, fubá e farinha de biju); Macarrão; Café; Açúcar mascavo; Erva mate; Chá; Molhos; Conservas; Doces, geleias e compotas; Melado e mel; cogumelos; aperitivos; Bolachas, biscoitos e cookies; bebidas (leite, sucos, cervejas, cachaça) produtos de higiene e cosméticos.
Ano de publicação
2020
Última atualização
26/03/2021
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: Antonina (PR), Morretes (PR), Castro (PR), São João do Triunfo (PR), Curitiba (PR), Palmeira (PR), Lapa (PR)
Site
Áreas Temáticas