Projeto Farmácia Viva

VOLTAR


O Projeto Farmácia Viva está sendo implementado desde 2019 pela Secretaria Municipal de Saúde de Poço Verde em parceria com Universidade Federal de Sergipe, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e envolvendo a agricultura familiar camponesa no desenvolvimento da cadeia produtiva e tecnológica local de processamento de plantas medicinais. O projeto tem a finalidade de promover a valorização e conservação da biodiversidade, educação ambiental e geração de renda para as famílias camponesas. A proposta metodológica se desenvolve a partir do intercâmbio de saberes tradicionais da comunidade, que já faz uso das plantas medicinais, e dos conhecimentos científicos que serão aportados pelos médicos e farmacêuticos que se integram ao projeto a partir da indicação dos fitoterápicos aos seus pacientes, e da implementação do laboratório de manipulação das plantas medicinais. Os recursos para o desenvolvimento do projeto são provenientes do edital lançado pelo Ministério da Saúde para a execução da Política Nacional de Práticas Integrativas, que foi aderida em Poço Verde. O município se compromete em dar continuidade ao programa que está sendo impulsionado pelo edital. 

Anexos

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?
Sim
Período de execução (mês/ano)
desde 2019
Orçamento anual
160000
Estimativa de público beneficiário
não informado
Destaque/Observação

Integração dos saberes tradicionais e científicos através da articulação entre gestão pública municipal, universidade e agricultura camponesa.

Contrapartida da prefeitura com a disponibilização da infraestrutura e recursos humanos qualificados para a implementação e execução do projeto.


Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado
Caatinga
Região
Nordeste
População total do município
21983
População rural
9671
População urbana
12312

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativa
Ação, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)
Principal ente financiador
Municipal (M)
Principal ente executor/gestor
Municipal (M)
Temas do projeto Municípios Agroecológicos
  • Produção e uso de plantas medicinais e práticas integrativas de saúde
  • Construção do conhecimento agroecológico