Encontro do campo com a cidade na distribuição de alimentos agroecológicos no município de Esperantina-TO

VOLTAR


  

O município de Esperantina é formado por 12assentamentos e 02 povoados que têm características peculiares relativas à suaprodução agroextrativista,  o que corresponde a  80% da suaárea ocupada por projetos de assentamento.  Contudo, há mais 4assentamentos que pertencem aos municípios de Araguatins e São Sebastião, masque  possuem relação social, cultural e econômica com o município deEsperantina.
A economia do município é fortemente baseadanas atividades da pecuária de corte e leite, apoiada com financiamentos do PRONAF. Contudo, a partir destes últimos quinzeanos,  verifica-se uma crescente produção de mel, de frutas nativas eplantadas, de produtos e sub-produtos do babaçu e da mandioca. As inúmerasiniciativas em andamento têm contribuído para o fortalecimento doagroextrativismo no município e os seus resultados positivos tem, inclusive,influenciado em algumas políticas públicas como os créditos oficiais queatualmente aceitam projetos de apicultura  e  não somente ade gado.
Com o avanço da produção de diversos produtos e acriação da  Cooperativa de Produção eComercialização dos(as) Agricultores(as) Familiares Agroextrativistas ePescadores(as) Artesanais de Esperantina Ltda – COOAF –Bico, um dos desafiosfoi buscar mercado para a comercialização dos produtos.
Articulada a estruturação dos grupos de produçãotrabalhou-se o acesso ao mercado, com investimento na criação da embalagem emarca para as  polpas, azeite e produtos da mandioca, contratação deagente de comercialização e elaboração de projetos para PAA na modalidade doCPR-Doação, na qual foi aprovado o primeiro projeto em 2014. Até o momento foram quatro projetos aprovados, sendo o último em execução no ano de 2020.
São 21 cooperados envolvidos na entrega dosprodutos, sendo 15 agricultoras.  Nototal, foram entregues 76,2 toneladas de alimentos, variando de 34 a 55 tiposde diferentes alimentos. E o volume total de recursos movimentado foi de R$ 341.544,70.
A partir de 2017, com a redução de recursos do PAAesta alternativa de canal de comercialização se tornou instável, mas acooperativa vem dialogando constantemente com a CONAB, monitorando os recursosdisponíveis e se articulando  com as redes de agroecologia para a manutenção e fortalecimentodo PAA. 
Ano de publicação
2020
Última atualização
30/10/2020
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Site
Organização de referência
Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina Ltda- COOAF-Bico
Áreas Temáticas