Cesta da Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ

VOLTAR


A comercialização de Cestas foi idealizada como uma estratégia de manutenção da Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ durante o período da pandemia. Anteriormente à pandemia, a proposta já havia sido levantada com o objetivo de ampliar as vendas da Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ, e chegou a ser implementada em pequena escala na UFRRJ, campus Nova Iguaçu.
O início da pandemia, impulsionou a ação de colocar a proposta em prática e implementa-la no campus de Seropédica, estruturando um procedimento mais completo, com criação de um site próprio para realização das compras, mídias sociais e organização de grupos de consumidores. 
Como a Feira acontecia dentro dos campi da UFRRJ, a suspensão das atividades institucionais impossibilitou a continuação das edições da Feira. Com a mobilização e união do grupo, foi realizada articulação com o Colégio Técnico da UFRRJ que cedeu um espaço do pátio para realização da entrega de cestas.
Perspectivas: Manter o trabalho e renda das famílias produtoras e poder continuar ofertando alimentos agroecológicos para a população da região, principalmente num momento de pandemia, onde fica mais evidente a fragilidade do nosso sistema agroalimentar e a importância de fortalecer circuitos curtos de comercialização e a produção da agricultura familiar. 
Desafios: Ofertar diversidade de alimentos ao longo do tempo, motivar os agricultores a persistirem e manter a fidelidade dos clientes, pois trata-se de um canal de confiança entre produtor e consumidor. Além disso, não há estrutura para comportar uma logística de entrega em domicílio, e o ponto de retirada acaba sendo um local de pouco fluxo de pessoas. 
Um grande desafio é conseguir aliar demanda e produção, e tornar o consumo da cesta mais popular.
Estratégias de superação: Investir nas redes sociais com novas formas de comunicação e publicidade para dialogar com as camadas da população que ainda não foram alcançadas; lançar campanhas para aproximação entre consumidor e produtor; investir no processo coletivo de organização do grupo com criação de uma associação.

Anexos

Ano de publicação
2020
Última atualização
20/11/2020
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: Seropédica (RJ), Nova Iguaçu (RJ)
Sites
Organização de referência
Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ
Áreas Temáticas