Escola Família Agrícola Jose Porfirio

VOLTAR


A EFA José Porfírio de Souza, situada na zona rural da região sul do estado do Tocantins, no município de São Salvador, originou-se da demanda por uma educação diferenciada que atendesse famílias dos trabalhadores do campo. Surgiu da reivindicação das famílias afetadas pela barragem da Usina Hidrelétrica São Salvador, que ao serem reassentadas, firmaram acordo, mediado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, com o consórcio que administrava a Usina e órgão públicos (Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA). Inserida no âmbito das escolas estaduais rurais e também com apoio e parcerias de prefeituras, a EFA José Porfírio de Souza está situada a 400 km da capital Palmas, em uma área de 4.8 hectares, localizada na unidade de reassentamento Piabanha I. Atualmente vem atendendo os filhos dos trabalhadores do campo São Salvador, Peixe, Paranã, Palmeirópolis e Jaú do Tocantins. Possuía em 2017, 15.127 matriculados, distribuídos nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Teve início em Junho de 2016.

Anexos

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado
Cerrado
Região
Norte
População total do município
2910
População rural
1322
População urbana
1588

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativa
Ação, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)
Principal ente financiador
  • Federal (F)
  • Sociedade Civil (SC)
  • Municipal (M)
  • Estadual (E)
Principal ente executor/gestor
  • Estadual (E)
  • Sociedade Civil (SC)
Temas do projeto Municípios Agroecológicos
Educação do Campo/Contextualizada e Educação em Agroecologia

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?
Sim
Período de execução (mês/ano)
Desde 2016
Estimativa de público beneficiário
151 alunos matriculados
Ano de publicação
2020
Última atualização
17/11/2020
Mapeamento
Políticas Públicas Municipais em Agroecologia
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: São Salvador do Tocantins (TO), Paranã (TO), Jaú do Tocantins (TO), Peixe (TO), Palmeirópolis (TO)
Área Temática