Cooperativa Mista Triunfense dos Agricultores(as) Familiares Limitada (Coafitril)

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Anexos

Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)

3 E-mail da organização
coaftril@yahoo.com.br
4 Telefone da organização
4234471345
8 Se desejar, adicione outra(s) palavra(s)-chave associada(s)
Agricultura Familiar; PNAE; Paraná; São João do Triunfo
10 Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?
  • Técnica/o de administração
  • Mulheres
  • Outro
  • Jovens filhos/as de agricultores/as
  • Dirigentes
  • Agricultoras/es
Se outro, qual?
Gestão Pública

Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)

1 Quantas pessoas fazem parte da experiência?
60
2 Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?
Sim
3 Com que sujeitos essa experiência é construída?
Agricultores(as) Familiares
4 Quais as identidades socioterritoriais dos grupos, coletivos, populações que participam da experiência?
Agricultores Familiares
5 A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?
Não acessa como grupo prioritário
6 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gênero
Masculino
7 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etária
De 30 a 60 anos

Municípios dos/as agricultores/as

De quais municípios?
Paraná
De quais municípios?
Rio Azul
De quais municípios?
Santa Catarina
De quais municípios?
Palmeira
De quais municípios?
Rio Grande do Sul
De quais municípios?
Morrinhos do Sul

Cite os parceiros no desenvolvimento desta experiência

Nome da Organização Parceira
Coletivo Triunfo
Site da Organização parceira
Facebook/coletivotriunfo
Nome da Organização Parceira
Sindicato de Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo
Site da Organização parceira
facebook.com/sindicatodostrabalhadoresruraisdesaojoaodotriunfo
Contato da Organização parceira
4234471345
Nome da Organização Parceira
AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia
Site da Organização parceira
aspta.org.br
Contato da Organização parceira
41995700033

Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado

Gestão do PNAE

2 A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?
Municipal
1 Qual tipo de gestão do PNAE?
Gestão própria centralizada
2 Quantas escolas vinculadas a rede municipal existem no município?
10
3 Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?
2009
5 Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?
Secretaria de Educação
6 Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?
O processo de formulação do edital passa, dentro da prefeitura, pelos setores de Administração, Assistência Social e Secretaria de Educação.
7 Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
  • Conselho municipal de desenvolvimento rural
  • Conselho municipal de alimentação escolar
8 A gestão do processo como um todo é participativa?
Sim
Se possível, explique melhor

A cooperativa participa de todos os processos desde a pesquisa dos preços, produtos e inclusão de itens nas chamadas públicas, à formação de oficinas para as/os profissionais, como as merendeiras e direção das escolas.

9 Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas?
Construído coletivamente com participação da sociedade civil
10 Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
  • Impresso nas cooperativas/organizações da agricultura familiar
  • Jornais locais
  • Site do governo
11 Como são estruturadas as Chamadas Públicas?
Chamada única com diversidade de produtos
12 Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?
Anual
13 Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?
Sim
14 Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista

A nutricionista mantém diálogo com a cooperativa para a construção do cardápio, atividades de formação com as merendeiras e inclusão dos itens na chamada pública municipal. O estado não promove atividades de formação com as equipes das escolas. Estas são organizadas pelo município, que amplia a participação para todas as unidades de ensino - estaduais e municipais. A cooperativa e gestão municipal opta pelas formações serem realizadas em espaços externos para melhor interação entre as funcionárias. Geralmente são feitas nas propriedades dos agricultores e outras localidades da cidade.


15 Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?
Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

Foram realizados aproximadamente 6 formações pela Coaftril junto a nutricionista, voltadas para as funcionárias das redes municipal e estadual a fim de suprir as demandas das unidades escolares. Lembrando que o município de São João do Triunfo tem aproximadamente 15 mil habitantes e que a maior parte está localizada na área rural.

As formações acontecem de diferentes maneiras, como visitas às propriedades das famílias agricultoras que fornecem os alimentos para o programa. Nesta atividade, pretende-se mostrar a realidade do campo para que a gestão pública e funcionárias/os tenham maior aceitabilidade dos produtos. A cooperativa procura realizar atividades comparando os produtos da agricultura familiar (orgânicos e agroecológicos) e os produtos convencionais do mercado de modo que fique nítido os efeitos danosos dos agrotóxicos em nossa alimentação. Outras ações são feitas, como explicação do plantio e sazonalidade dos alimentos; valor nutricional dos alimentos agroecológicos e orgânicos; práticas de manipulação e reaproveitamento dos alimentos, sempre buscando suprir as necessidades e dúvidas sobre os produtos.


Foram suficientes/satisfatórios?
Satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

Maior aceitabilidade dos produtos da agricultura familiar pelas escolas e aumentos de itens na chamada pública.

16 A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?
Sim
2 A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?
Estadual
1 Qual tipo de gestão do PNAE?
Gestão escolarizada
2 Quantas escolas vinculadas a rede estadual existem no município?
5
3 Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?
2011
5 Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?
Secretária Estadual de Educação - Seed
6 Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?
Escolas, Diretores e Merendeiras
7 Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
Audiência pública
8 A gestão do processo como um todo é participativa?
Parcialmente
Se possível, explique melhor

Em alguns anos foram realizadas reuniões com as cooperativas, associações e agricultores para verificação dos itens da chamada pública, mas a participação se dá apenas no questionamento no período de impugnação quanto acontece desacordo na chamada.

9 Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas?
Outro
Se outro, qual?
Centralizada na Secretaria Estadual de Educação com envolvimento de diferentes orgãos/técnicos e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
10 Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
Site do governo
11 Como são estruturadas as Chamadas Públicas?
Chamada regionalizada/descentralizada no município
12 Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?
Anual
13 Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?
Não
14 Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista

As atividades realizadas pelo estado são feitas apenas para as cozinheiras/merendeiras e a gestão estadual, assim não se obtém participação das cooperativas, associações e agricultores. Para melhor aproveitamento e diálogo, a cooperativa inclui as funcionárias estaduais na atividade de formação do município, assim são realizadas para os dois órgãos.

15 Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?
Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

As atividades de formação são realizadas pela Coaftril junto a nutricionista, voltadas para as funcionárias das redes municipal e estadual a fim de suprir as demandas da unidades escolares. Lembrando que o município de São João do Triundo tem aproximadamente 15 mil habitantes e que a maior parte está localizada na área rural.


As formações acontecem de diferentes maneiras, como visitas às propriedades das famílias agricultoras que fornecem os alimentos para o programa. Nesta atividade, pretende-se mostrar a realidade do campo para que a gestão pública e funcionárias/os tenham maior aceitabilidade dos produtos. A cooperativa procura realizar atividades comparando os produtos da agricultura familiar (orgânicos e agroecológicos) e os produtos convencionais do mercado de modo que fique nítido os efeitos danosos dos agrotóxicos em nossa alimentação. Outras ações são feitas, como explicação do plantio e sazonalidade dos alimentos; valor nutricional dos alimentos agroecológicos e orgânicos; práticas de manipulação e reaproveitamento dos alimentos, sempre buscando suprir as necessidades e dúvidas sobre os produtos.

Foram suficientes/satisfatórios?
Satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

Melhor aceitabilidade dos produtos da agricultura familiar pelas escolas. 


16 A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?
Sim

Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas

2 É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?
Sim
Quantas escolas são atendidas pela organização?
15
Tipo de escola(s)
Mista (Municipal + Estadual)
Tipo de Escola(s) Mista(s)
  • EJA
  • Médio
  • Fundamental
  • Infantil
  • Urbana
  • Rural
3 Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
  • Estudantes
  • Famílias/ Responsáveis
  • Nutricionista
  • Professoras (es)
  • Cantineira/Merendeira
  • Direção Escolar
4 Como é feita a entrega dos produtos da organização?
Direto nas escolas
5 Quem recebe os alimentos na escola?
  • Cantineira/Merendeira
  • Direção Escolar

Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados

1 Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?
Agroecológico e orgânico
1 Possui certificação?
Sim
Qual tipo de certificação?
Sistema Participativo de Garantia (SPG)
2 Quais são os principais alimentos comercializados?
  • Outros
  • Folhosas
  • Tubérculos
  • Verduras
  • Temperos e ervas
  • Doces, geléias, compotas
  • Mel
  • Pães, bolos, biscoitos
Se outros, quais?
Derivados do Milho Crioulo
4 O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local?
Sim
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados

No ano de 2018 foram inseridos os produtos derivados do milho crioulo livre de transgênicos, que são canjica branca e amarela; quirerinha amarela, fubá ; farinha de milho. Dentre as frutas, tubérculos, hortaliças e verduras consumidas regionalmente e que não era absorvidos pelas chamadas destacamos: espinafre, rúcula, almeirão, abacate, banana, laranja, aipim, batata, inhame, cará.

Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades
2019
Produto 1
Frutas: laranja, banana e abacate
Escolha uma unidade para quantificar o produto 1
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 1
20000
Produto 2
legumes: brócolis, abóbora, abobrinha verde, couve flor, batata doce, aipim, tomate, vagem, pepino
Escolha uma unidade para quantificar o produto 2
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 2
10000
Produto 3
Folhosas
Escolha uma unidade para quantificar o produto 3
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 3
5000
Produto 4
Verduras: agrião, espinafre, rabanete, quiabo
Escolha uma unidade para quantificar o produto 4
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 4
5000

Bloco 7 - Desafios e aprendizagens

1 Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?

Novos hábitos de produção;

Novos hábitos de alimentação;

Qualidade vida e renda para os agricultores;

Respeito ao meio ambiente;

Resgate da cooperação entre as famílias agricultoras e

Modelos de organização transparente entre a organização e as famílias agricultoras.

2 O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?
Sim
Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?
  • Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
  • Entrega de cestas
3 O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?
Sim
Quais espaços de comercialização?
Entrega de cestas
5 Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?
Sim
Quais mudanças?
  • Maior diversidade de receitas
  • Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
  • Maior diversidade de frutas, legumes e verduras (FLV)
  • Melhoria na saúde
  • Menor desperdício alimentar
6 É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo?
Sim
Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem?
60
7 Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
  • Aceitação de determinados produtos
  • Acesso a determinadas tecnologias e estruturas para processamento de alimentos - principalmente em relação a questões sanitárias
  • Outro
  • Logística e dias/horários de entrega
  • Formas de manejo/beneficiamento de produtos realizadas pelos/as agricultores/as
Se outros, quais?
Condições da entrega feita pela família agricultora.
Descreva melhor as barreiras existentes

As famílias agricultoras levaram um período para compreender o processo de transição da produção convencional para a produção orgânica e de base agroecológica. A Coaftril apoia as famílias agricultoras neste processo de transição, que é gradual e diferenciado, ao não utilizar agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. O aspecto dos produtos gerava bastante inquietude, pois antes as escolas estavam acostumadas a receber produtos uniformes, "limpos e sem terra", e passam a encontrar estes resíduos.

8 Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?

A cooperativa avalia que dentro da iniciativa obteve-se a inovação por parte da articulação criada entre os órgãos gestores, funcionárias, cooperativa e famílias agricultoras. Este intercâmbio permite um maior diálogo, escuta e reflexões sobre o processo da entrega dos produtos. A ponto de reduzir as eventuais falhas, não aceitabilidade, desperdício e, assim, produzindo conhecimento. Um grande exemplo a ser citado é o cardápio ser construído a partir da sazonalidade dos alimentos.


Bloco 8 - Impactos da Pandemia

1 Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?
Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar
2 Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?
Sim
Quais foram as mudanças?
  • Alterações na diversidade dos produtos
  • Logísticas de entrega
Como a organização avalia essas mudanças?
Satisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas

No PNAE estadual a compra aumentou, mas ocorreu uma redução das entregas para a cada 15 dias. As entregas estão acontecendo apenas aos alunos inscritos no cadastrado único.

No PNAE municipal reduziu a quantidade e os dias de entrega passando para uma entrega ao mês para os educandos pertencentes ao CADÙnico.


3 A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?
Sim
4 De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?

A agricultura familiar demonstrou que é capaz de fornecer alimentos seguros e de qualidade mesmo em tempos de restrição.

5 Há previsão de retorno às aulas em seu município?
Não

Organizações parceiras

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
Fundação Banco do Brasil
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
Pão para o Mundo

Bloco 9 - Comunicação e Anexos

3 Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • Rádio
  • Whatsapp/ Telegram
  • Facebook/Messenger
  • E-mail
Ano de publicação
2020
Última atualização
17/01/2022
Mapeamento
Experiências de acesso ao PNAE
Site
Organização de referência
Cooperativa Mista Triunfense dos Agricultores(as) Familiares Limitada (Coafitril)
Áreas Temáticas