Ações educativas em saúde ambiental e urbana em unidades públicas de ensino

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Desde do início da parceria Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht e o Programa de Desenvolvimento Fiocruz da Mata Atlântica foi proposto uma metodologia que considerasse o envolvimento da comunidade escolar, pais, alunos, professores e direção e ainda parceiros agricultores e agricultoras no diálogo com técnicos educadores da Fiocruz na perspectiva interdisciplinar de construção coletiva de conhecimento. Para que os processos fossem estabelecidos considerando os espaços democráticos e participativos tanto as reuniões,oficinas, eventos, elaboração dos projetos procuraram e   seguiram na direção do envolvimento da comunidade escolar procurando dialogar com demais projetos do colégio.Cada início de período aconteceram reuniões envolvendo direção, equipe Fiocruz, agricultores para apresentação de ações e planejamento das ações do ano letivo. Também aconteciam apresentações das ações para professores e alunos em salas de aula, sendo um momento para dar visibilidade às ações e ao mesmo tempo mobilizar outros para se envolverem. As ações foram: oficinas sobre tecnologias sociais com instalações de aquecimentos solar de baixo custo, aproveitamento da água de chuva, compostagem, horta urbana e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo as compras realizadas pelos agricultores da região de Jacarepaguá conforme preconiza a o programa. No caso específico da horta, constituiu-se como um espaço de compartilhamento de saberes entre alunos, professores e técnicas da Ficoruz que possibilitou a discussão sobre temas que diziam respeito às realidades e cotidiano dos alunos. 

Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?
Sim
Selecione o tipo de experiência
Ensino-pesquisa-extensão
Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)
Curso livre (sem titulação)
Si se trata de enseñanza, indique el número total de vacantes disponibles (por curso/clase)
30
Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)
20-25
Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisa
Saúde
Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?
Não
Se envolve extensão, indique a área principal da extensão
Saúde
Si se trata de transferencia tecnológica, el grupo se encuentra formalizado en una institución universitaria?
Não

Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • Outra
  • E-mail
  • Whatsapp/Telegram
  • Facebook/Messenger
  • Instagram
Qual outra?
Quadro de Avisos

Arquivo e/ou link relacionado às produções/práticas da experiência

Tipo de anexo
Link

Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território
  • Violência do Estado
  • Violência geracional (contra crianças, adolescentes, idosos)
  • Contaminação/poluição ambiental
Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?
Sim
Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflito
Rio de Janeiro
Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental
  • Extrativistas
  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas
  • Quilombolas
  • Agricultor(a) familiar
  • Agricultor(a) urbana/o
Actividades generadoras del conflicto
  • Atuação de entidades governamentais
  • Construção civil
  • Especulação imobiliária
  • Narcotráfico
  • Sobreposição com áreas protegidas (Unidades de Conservação)
Impactos Socio-ambientales de las actividades
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Desmatamento
  • Erosão do solo
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Falta de saneamento básico
  • Incêndios e/ou queimadas
  • Inundações e enchentes
  • Invasão/dano a área protegida ou unidade de conservação
  • Poluição atmosférica
  • Poluição de recurso hídrico
  • Poluição do solo
  • Urbanização desordenada
Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito
  • Acidentes
  • Alcoolismo e/ou uso problemático de outras drogas
  • Desnutrição
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Doenças respiratórias
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Obesidade
  • Piora na qualidade de vida
  • Suicídio
  • Violência - assassinato
  • Violência - lesão corporal
  • Fome
  • Violência psicológica/assédio
  • Violência sexual/abuso
  • Falta de atendimento médico
A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)?
Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede?
Sim
¿Con qué grupos se construye esta experiencia?
  • Gestoras/es públicos
  • Movimentos sociais
  • Profissionais de saúde
  • Educadoras/es
  • Estudantes
  • Extensionistas rurais/ técnicas/os
  • Agricultoras/es urbanas/os
Sexo: indique los grupos que participan en esta experiencia
  • Feminino
  • Masculino
Color o raza - indique lo(s) grupo(s) que participan de la experiencia
  • Branca
  • Parda
  • Preta
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos
Se há uma faixa etária com maior participação, indique
De 15 a 29 anos

Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento
  • Captação de água de chuva
  • Gestão de resíduos
Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)
  • Outra
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Adubação verde
  • Compostagem
Qual outra?
Horticultura
Prácticas Integradas y complementarias en Salud
Plantas medicinais e fitoterapia
Esta práctica es considerada una tecnología social por los protagonistas de la experiência?
Sim
O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Curso de capacitação e treinamento
  • Intercâmbio/vivência
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas

Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Articulação com outras redes, instituição e grupos a partir das redes da qual fazemos parte. E através da disseminação de tecnologias sociais, fomento a práticas agroecológicas e elaboração de projetos para capitação de recursos .

Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não
Qual é a abrangência territorial das ações desenvolvidas na experiência?
Local