PERIFERIA VIVA - ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

VOLTAR


Essa experiencia da Periferia Viva Zona da Mata vem durante a pandemia da COVID-19. Atua levando alimentos de qualidade para população das periferias e escoando a produção agroecológica dos agricultores. Promovendo também o debate do Polo Agroecológico da Zona da Mata e a defesa de nosso território, enfrentando a mineração e uso de agrotóxicos.
Protagonizada pelos movimentos sociais e populares da região, conta com doação da sociedade civil e articulações, desta forma é possível a doação de kits da agricultura familiar a famílias periféricas. 
A Periferia Viva iniciou em 29 de junho, entendemos que não é uma atividade de assistencialismo, mas sim um engajamento com a sociedade. Presamos pela qualidade, justiça social e olhando para a classe trabalhadora. 
A gente tem duas contas bancárias para as pessoas depositarem e fazerem doações que são divididas em três núcleos - Viçosa-Ubá, Serra do Brigadeiro e Caparaó. Queremos manter a periferia Viva de pé e ao mesmo tempo comprar alimentos agroecológicos dos agricultores. Tentamos mapear os bairros mais necessitados de alimentos na pandemia. A entrega foi realizada nesses bairros.  As parcerias ajudaram a mapear as experiências e trabalhamos com grupos de WhatsApp envolvendo, majoritariamente, a juventude, cerca de 50 voluntários. Estão envolvidos na experiência o CTA; as cooperativas da agricultura familiar Coopaf e Caparaó; e doadores anônimos. 

Ano de publicação
2020
Última atualização
29/03/2021
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: Manhuaçu (MG), Teixeiras (MG), Muriaé (MG), Simonésia (MG), Visconde do Rio Branco (MG), Miradouro (MG), Viçosa (MG), Paula Cândido (MG)
Organização de referência
MAM, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, NOS POR NOS, QUEM LUTA EDUCA, ENEP, PJR, MST, CONSULTA POPULAR, REDE ECOA, RAIZES DA MATA,CTA, COOPAF, SORRIDENTS, REDE SABORES E SAUDE DA SERRA, STR MIRADOURO E MURIAE, CRESOL, CPT, CARITAS, ASAV E CEFAS,(...)
Áreas Temáticas