FEIRA ECOLÓGICA DELIVERY

VOLTAR


A COONALTER é uma cooperativa de agricultura familiar agroecológica, com sede em Passo Fundo-RS, mas com associados de diversos municípios vizinhos. Existente desde a década de 90 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e de trabalhar a terra de uma forma mais sustentável, possui hoje 74 associados e realiza 5 feiras livres ecológicas no município de Passo Fundo, além de entregar merenda escolar para as escolas  do município. 
Com o objetivo de ampliar os eixos de comercialização, a cooperativa viu uma oportunidade de mercado justamente no meio da crise apresentada pela Pandemia, criou a “Feira Ecológica Delivery”, que permitiu a população o acesso a uma alimentação saudável, mesmo quando as feiras foram paralisadas por orientação das autoridades de saúde para prevenção ao Covid-19. O sistema delivery foi um sucesso, conquistou não só os clientes feirantes, mas também possibilitou o acesso aos alimentos orgânicos daqueles que por algum motivo não conseguem ir as feiras, e o mais importante: acesso a um preço justo, dessa forma, mesmo com o retorno das feiras, o delivery da cooperativa continua a funcionar. Com o sucesso do Delivery em Passo Fundo, devido a demanda de interessados em Carazinho, a Cooperativa neste último mês começou a estender seu mapa de entrega, atingindo também o município vizinho. E os planos é não parar por aí!

A motivação para criação desse projeto foi devido a necessidade atual de escoar a produção frente a uma pandemia, que paralisou todos os mercados da cooperativa,  somada a idealização da funcionária de ter esse tipo de comercialização na cooperativa. 
Hoje, mais de 10 famílias estão envolvidas no processo. 

Houve muitos desafios para que a atividade fosse posta em prática. Principalmente porque a necessidade de operação surgiu em menos de 24horas, não houve tempo e planejamento para que a atividade fosse desenvolvida aos poucos. Já na primeira semana de comercialização, a cooperativa entregou 110 cestas ecológicas em Passo Fundo. A funcionária considera que o maior desafio foi a falta de ferramentas para o trabalho, a cooperativa, ainda de pequeno porte, não possuía nem um sistema para controle de notas ou emissão de pedidos, as primeiras entregas tiveram controle manual. Mas com o tempo foram implantadas plataformas que foram dando suporte as vendas e ao atendimento, desenrolando o processo. Outro desafio grande foi organizar os agricultores a uma venda antecipada, onde o cliente faz o pedido e paga antes de receber os produtos, organiza-los para fazer o \"controle de estoque\": ter uma perspectiva das quantidades disponíveis na horta para venda da próxima semana, e concilia-las a outras negociações particulares que eles possuíam. Houve muitas falhas e ainda há, mas hoje já estamos muito mais evoluídos e preparados para encarar o desafio dessa comercialização. 

Essa iniciativa já trouxe outras oportunidades para a cooperativa, hoje, há um projeto bem maior em desenvolvimento, que consiste na \"aproximação do campo e da cidade\", que consiste justamente em levar alimentação segura, saudável e a um preço justo a população que tem dificuldade de acesso a esse nicho de produção sustentável. A parceria esta sendo estabelecida com o Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, e a ideia é levar para os operários do \"chão de fábrica\" a possibilidade de adquirirem fontes de alimentação saudável. 
Ano de publicação
2020
Última atualização
11/11/2020
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: Passo Fundo (RS), Carazinho (RS)
Sites
Organização de referência
COONALTER - COOPERATIVA REGIONAL DE AGRICULTORES AGROECOLOGISTAS
Áreas Temáticas