Associação de Bananicultores de Ubatumirim (ABU)

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Anexos

Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)

3 E-mail da organização
abananicultoresubatumirim@gmail.com
4 Telefone da organização
12 996687883
10 Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?
  • Mulheres
  • Agricultoras/es

Estado de abrangência

Estado de abrangência
São Paulo
Estado de abrangência
Rio de Janeiro

Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)

1 Quantas pessoas fazem parte da experiência?
15
2 Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?
Não
3 Com que sujeitos essa experiência é construída?
  • Agricultores(as) Familiares
  • Caiçaras
4 Quais as identidades socioterritoriais dos grupos, coletivos, populações que participam da experiência?
Caiçaras
5 A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?
Não acessa como grupo prioritário
6 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gênero
Feminino
7 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etária
De 30 a 60 anos

Cite os parceiros no desenvolvimento desta experiência

Nome da Organização Parceira
Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba
Site da Organização parceira
www.preservareresistir.org
Contato da Organização parceira
24 992951590 (Marcela, secretaria executiva)

Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado

Gestão do PNAE

2 A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?
Municipal
1 Qual tipo de gestão do PNAE?
Gestão própria centralizada
3 Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?
2009
5 Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?
Secretaria de Educação
6 Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?
Secretaria de Agricultura, Conselho Alimentação Escolar
7 Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
Reunião com técnicos
8 A gestão do processo como um todo é participativa?
Parcialmente
Se possível, explique melhor

As reuniões costumam acontecer mais para renovações de contratos, não periodicamente. Percebemos que muitas vezes o PNAE é utilizado para compras de fora do município e do sacolão.

9 Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas?
Centralizado em um órgão das prefeituras
10 Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
Informe direto do governo para os agricultores
11 Como são estruturadas as Chamadas Públicas?
Chamada única com diversidade de produtos
12 Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?
Semestral
13 Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?
Sim
14 Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista

"Existe sim o diálogo com a nutricionista, a coisa emperra é na licitação, estamos sempre fazendo renovação de contrato, tipo aditivos." (Ana Rosa, presidente ABU).

Existe uma nutricionista responsável, Eliane, que é considerada bastante parceria, disponível e com abertura para a diversidade.

15 Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?
Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

"Todo ano tem treinamento, teve épocas que nó fomos lá para treinar. Ensinar como fazia a polpa da Juçara, o suco!"

Foram suficientes/satisfatórios?
Satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

Tiveram épocas de maiores investimentos em formações. Este ano [2020] foi muito ruim, muita coisa não foi comprada. Muitas vezes os setores envolvidos não enxergam a importância da agricultura familiar. 

16 A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?
Sim

Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas

2 É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?
Não
3 Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
  • Direção Escolar
  • Cantineira/Merendeira
  • Professoras (es)
  • Nutricionista
4 Como é feita a entrega dos produtos da organização?
Na sede do município
5 Quem recebe os alimentos na escola?
Cantineira/Merendeira
6 Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?
Não existem atividades na comunidade escolar que envolvam a agricultura familiar. A feira que existe é todo o sábado no município.

Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados

1 Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?
Agroecológico e orgânico
1 Possui certificação?
Sim
2 Quais são os principais alimentos comercializados?
  • Suco ou polpa de fruta
  • Frutas
  • Tubérculos
4 O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local?
Sim
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados

São valorizados, adquiridos e respeitada a sazonalidade dos produtos locais.

Qual tipo de certificação?
Organização de Controle Social (OCS)

Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades
2019
Produto 1
Juçara
Escolha uma unidade para quantificar o produto 1
Toneladas
Indique a quantidade do produto 1
6
Produto 2
Mandioca
Escolha uma unidade para quantificar o produto 2
Toneladas
Indique a quantidade do produto 2
6
Produto 3
Inhame
Escolha uma unidade para quantificar o produto 3
Toneladas
Indique a quantidade do produto 3
3
Produto 4
Farinha
Escolha uma unidade para quantificar o produto 4
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 4
600

Bloco 7 - Desafios e aprendizagens

1 Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?

"Aproveitar a produção da roça. O mix da juçara foi uma coisa boa que inventamos, conseguimos assim escoar a juçara e é um produto saudável, conseguimos com o PNAE escoar o que temos no sertão. O Mix é o que entra de renda pra associação. Fizemos mais horta, tomamos mais multa! Abrimos mais áreas. (Ana Rosa, presidente ABU)

2 O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?
Não
3 O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?
Não
5 Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?
Sim
6 É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo?
Sim
7 Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
Nenhum
8 Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?
Visibilidade da produção local, diálogos com gestores, apoio inicial do Instituto de Permacultura (IPEMA), ong local no beneficiamento da produção em especial da juçara.
Quais mudanças?
Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)

Bloco 8 - Impactos da Pandemia

1 Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?
Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar
2 Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?
Sim
3 A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?
Sim
4 De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?
As famílias estiveram mais vulneráveis e inseguras do ponto de vista da segurança alimentar e nutricional, saúde e geração de renda. As aulas foram suspensas o que também impactou a segurança alimentar das crianças até que fossem adequadas as medidas para manutenção do fornecimento da merenda escolar.
5 Há previsão de retorno às aulas em seu município?
Não
Quais foram as mudanças?
  • Reduziu o contrato
  • Alterações na diversidade dos produtos
Como a organização avalia essas mudanças?
Insatisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas

Perda de produtos que seriam destinados ao PNAE. Dificuldades em encontrar materiais e insumos necessários para os beneficiamentos.

Organizações parceiras

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
A ABU foi uma das organizações que forneceu produtos agroecológicos que complementaram as cestas básicas distribuídas às famílias mais vulneráveis como parte das ações emergenciais desenvolvidas pelo FCT e seus parceiros em seus territórios de incidência.

Bloco 9 - Comunicação e Anexos

3 Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/ Telegram