Campanha Alimentos Agroecológicos para Todos

VOLTAR


Nós da Rede Agroflorestal da Região de Ribeirão Preto, frente à pandemia da COVID-19 e o necessário isolamento social, unimos esforços e lançamos a campanha solidária “Alimentos agroecológicos para todos” que visa, de um lado, garantir renda para agricultoras/es familiares que encontraram dificuldades em escoar seus produtos; e por outro lado, doar estes alimentos agroecológicos para famílias em situação de vulnerabilidade que correm risco de insegurança alimentar na região de Ribeirão Preto.
A campanha solidária se estrutura em três eixos:Arrecadação de recursos da sociedade civil, por meio doações;Aquisição de alimentos agroecológicos cultivados por diversas famílias nos assentamentos rurais Mario Lago e Sepé Tiaraju, contribuindo com a geração de renda dos agricultores;Doação desses alimentos agroecológicos às famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na UMM – União dos Movimentos de Moradia, na cidade de Ribeirão Preto.

A campanha solidária “Alimentos agroecológicos para todos” iniciou arrecadações em maio/2020.
Até julho/2020 realizamos 6 (seis) doações nas seguintes comunidades: Nazaré, Locomotiva, Itaú, Descalvado, Porto Ferreira, Família e Vila Nova União, todas na cidade de Ribeirão Preto-SP.
Realizamos também uma parceria com a campanha “Amor Contagioso” do Instituto Nova Era, essa ação resultou na aquisição de alimentos agroecológicos para montagem e distribuição de cestas básicas e produção de marmitas.
Dando continuidade e ampliando as ações realizadas, a campanha solidária “Alimentos Agroecológicos para todos”, arrecadou pela plataforma de financiamento coletivo Catarse, 32.900 reais, em setembro de 2020, o que irá permitir que até o final do ano sejam distribuídas mais de 10 toneladas de alimentos.
A Rede Agroflorestal da Região de Ribeirão Preto é composta por uma pluralidade de pessoas com os mais diversos contextos, somos agricultoras/es familiares, produtoras/es rurais, instituições de pesquisa, estudantes, ONGs e cooperativas.