PAA/ Compra direta local e PNAE

VOLTAR


O objetivo do PAA é fortalecer a agricultura familiar, criando oportunidade de mercado ao pequeno agricultor e fazer chegar alimentos em qualidade, quantidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O PAA no Tocantins é gestionado pelo RURALTINS, através de seus escritórios locais, que fazem todo processo de acompanhamento, organização e execução do Programa Compra Direta Local. No ano de 2015 o valor disponibilizado, em uma única etapa, o valor de R$ 31.280,14. E os recursos oriundos do PNAE, onde foram adquiridos diversos produtos e hortaliças resultando na compra de R$ 30.900,00. Estes Programas juntos beneficiaram 31 (trinta e uma) famílias de agricultores familiares, que tiveram a oportunidade de comercializar os seus produtos a preços justos, sem atravessadores, e forneceram 18 (dezoito) mil quilos de alimentos em 08 (oito) entidades receptoras, e que beneficiou 1.169 (mil cento e sessenta e nove) pessoas.

Anexos

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado
  • Amazônia
  • Cerrado
Região
Norte
População total do município
5009
População rural
3125
População urbana
1884

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativa
Ação, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)
Principal ente financiador
Estadual (E)
Principal ente executor/gestor
  • Federal (F)
  • Estadual (E)
  • Municipal (M)
Temas do projeto Municípios Agroecológicos
Compras institucionais da agricultura familiar e outros instrumentos de geração de demanda pela produção da agricultura familiar

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?
Sim
Período de execução (mês/ano)
Início: Março/2015 e Reinicio: Agosto/2020
Estimativa de público beneficiário
31 famílias
Ano de publicação
2020
Última atualização
02/11/2020
Mapeamento
Políticas Públicas Municipais em Agroecologia
Área Temática