Construindo relações éticas e solidárias campo-cidade

VOLTAR


A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, constituída por 15 empreendimentos associativos,  grupos de mulheres e jovens quilombola, está presente no Território Nordeste  Paraense – região Bragantina,e atua fortalecendo a Agricultura Familiar e a Economia Solidária. Em abril de 2006, esse coletivo apoiado pela Escola de  Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA foi apresentada a  necessidade de responder a percepção de homens e mulheres, se propondo a um trabalho em rede com a percepção de“ pensar e construir juntos novas  formas de produção, transformação e comercialização.”

Assim, a rede se articula no sentido  de apoiar os empreendimentos do nordeste paraense, nesse sentido, uma das ações  que realizamos é a comercialização dos produtos da agricultura familiar, produzidos  por grupos e empreendimento econômicos solidários associados a rede. Os produtos  são expostos na loja Rede Bragantina, localizada no município de Belém. Durante a pandemia, houve mudanças na comercialização dos produtos, e se percebeu a necessidade ampliar o sistema de  entregas, que antes era reduzido. A loja que antes funcionava de segunda a  sexta-feira, com comercialização dos produtos e serviços de lanches, teve que  suspender está última atividade. Assim, no novo sistema, trabalhamos com o atendimento  destinado apenas para a retirada do produto na loja, de segunda a sexta, com horário  determinado.
Também ampliamos o sistema de  entregas, por delivery. Os pedidos eram solicitados com antecedência, e as  entregas ocorrendo em dois dias da semana (segunda e quinta), pela parte da manhã. O  valor mínimo para as entregas era de R$ 40,00 e uma taxa que variava de acordo  com o bairro.  
Ano de publicação
2020
Última atualização
24/03/2021
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Regional: mais de 2 municípios/estados: Viseu (PA), Augusto Corrêa (PA), Cachoeira do Piriá (PA), Bragança (PA), Belém (PA), Capitão Poço (PA), Santa Luzia do Pará (PA)
Sites
Organização de referência
Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores
Áreas Temáticas