Venda da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (Coorpol) para o PNAE municipal e estadual em Manhuaçu

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Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)

3 E-mail da organização
coorpol@hotmail.com
4 Telefone da organização
(33) 3378-1025
8 Se desejar, adicione outra(s) palavra(s)-chave associada(s)
Agricultura Familiar; Fair Trade; Cooperativa de Verdade
10 Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?
  • Técnica/o de administração
  • Dirigentes
  • Agricultoras/es
  • Jovens filhos/as de agricultores/as
  • Mulheres

Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)

1 Quantas pessoas fazem parte da experiência?
28
2 Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?
Não
3 Com que sujeitos essa experiência é construída?
Agricultores(as) Familiares
5 A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?
Outro
Se outro, qual?
Cooperativa
6 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gênero
Feminino
7 Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etária
De 30 a 60 anos

Cite os parceiros no desenvolvimento desta experiência

Nome da Organização Parceira
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu
Nome da Organização Parceira
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Manhuaçu
Site da Organização parceira
www.manhuacu.mg.gov.br/
Nome da Organização Parceira
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG)
Site da Organização parceira
www.emater.mg.gov.br/
Nome da Organização Parceira
Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu
Site da Organização parceira
www.manhuacu.mg.gov.br

Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado

Gestão do PNAE

2 A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?
Municipal
1 Qual tipo de gestão do PNAE?
Gestão própria centralizada
2 Quantas escolas vinculadas a rede municipal existem no município?
56
3 Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?
2010
5 Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?
Secretaria Municipal de Educação - Setor de Licitação
7 Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
  • Conselho municipal de SAN
  • Atendimento em balcão
8 A gestão do processo como um todo é participativa?
Parcialmente
Se possível, explique melhor

A gestão sofreu impactos devido à pandemia, deixando-a menos participativa. Com a paralisação das creches e escolas municipais, as entregas foram interrompidas sem diálogo e sem previsão de retorno.

9 Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas?
Centralizado na prefeitura com envolvimentos de diferentes órgãos/técnicos
10 Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
  • Impresso nas cooperativas/organizações da agricultura familiar
  • Site do governo
  • Por meio de técnicos de ATER
11 Como são estruturadas as Chamadas Públicas?
Chamada única com diversidade de produtos
12 Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?
Anual
13 Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?
Sim
14 Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista

Diálogo muito bom, aberto, trabalho em parceria, apresenta as melhorias que devem ser realizadas. Existe um acompanhamento para a produção do cardápio, observando a sazonalidade e quantidades dos produtos para serem entregues.

15 Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?
Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

A Coorpol realiza um encontro com os agricultores e é feito um convite aos diretores, Assistente Técnico de Contabilidade (ATB), nutricionistas de todas as escolas para interação com os produtores, apresentação de produtos, palestras, entre outros.

Foram suficientes/satisfatórios?
Muito satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

- Chamadas que consideram a sazonalidade dos produtos.
- Interação de produtores e diretores.
- Valorização da agricultura familiar.
- Conhecimento do processo de produção de alimentos sem agrotóxicos (SAT).


16 A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?
Não
2 A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?
Estadual
1 Qual tipo de gestão do PNAE?
Gestão escolarizada
2 Quantas escolas vinculadas a rede estadual existem no município?
21
3 Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?
2011
5 Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?
Secretaria Estadual de Educação
6 Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?
Secretaria Regional de Educação
7 Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
Atendimento em balcão
8 A gestão do processo como um todo é participativa?
Parcialmente
Se possível, explique melhor

A gestão sofreu impactos devido à pandemia, deixando-a menos participativa. Com a paralisação das escolas estaduais, as entregas foram interrompidas sem diálogo e sem previsão de retorno.

9 Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas?
Outro
Se outro, qual?
Centralizado nas escolas
10 Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
  • Impresso nas cooperativas/organizações da agricultura familiar
  • Site do governo
  • Por meio de técnicos de ATER
11 Como são estruturadas as Chamadas Públicas?
Outra
Se outra, qual?
Múltiplas chamadas, com diversidade de produtos
12 Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?
Outro
Se outro, qual?
Não há periodicidade para as chamadas públicas
13 Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?
Sim
14 Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista

No período em que tinha uma nutricionista, o diálogo era muito bom e aberto, porém, no ano de 2020, não teve nutricionista.

15 Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?
Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

A Coorpol realiza um encontro com os agricultores e é feito um convite aos diretores, Assistente Técnico de Contabilidade (ATB), nutricionistas de todas as escolas para interação com os produtores, apresentação de produtos, palestras, entre outros.

Foram suficientes/satisfatórios?
Muito satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

- Chamadas que consideram a sazonalidade dos produtos.
- Interação de produtores e diretores.
- Valorização da agricultura familiar.
- Conhecimento do processo de produção de alimentos sem agrotóxicos (SAT).

16 A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?
Não

Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas

2 É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?
Sim
Quantas escolas são atendidas pela organização?
78
Tipo de escola(s)
  • Estadual
  • Municipal
Tipo de Escola(s) Estadual(ais)
  • Infantil
  • EJA
  • Fundamental
  • Médio
  • Urbana
Tipo de Escola(s) Municipal(ais)
  • Urbana
  • Fundamental
  • Infantil
  • Rural
  • EJA
3 Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
  • Direção Escolar
  • Nutricionista
4 Como é feita a entrega dos produtos da organização?
Na sede do município
5 Quem recebe os alimentos na escola?
Cantineira/Merendeira
6 Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?

Em relação ao PNAE Municipal, foram realizadas oficinas com as merendeiras; concurso de receitas que contemple a utilização de produtos da agricultura familiar; inserção da receita vencedora no cardápio escolar; criação de receitas; oficinas com o Senar.


Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados

1 Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?
  • Outro
  • Em transição agroecológica
  • Convencional
Se outro, qual?
Produção SAT (sem agrotóxicos)
1 Possui certificação?
Sim
Qual tipo de certificação?
Outra
Se outra, qual?
A cooperativa tem agricultoras/es que possuem a certificação Fair Trade (Comércio Justo) e, para isso, seguem normas e princípios socioambientais, de fortalecimento da agricultura familiar e de respeito à natureza e aos seres humanos. Há algumas agricultoras/es que estão participando também das discussões para construção de um SPG (Sistema Participativo de Garantia) na região.
2 Quais são os principais alimentos comercializados?
  • Doces, geléias, compotas
  • Verduras
  • Tubérculos
  • Frutas
  • Folhosas
  • Pães, bolos, biscoitos
4 O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local?
Sim
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados

- Inserção de produtos regionais nas chamadas públicas, considerando a sazonalidade no cronograma de entregas.
- Inovação nos cardápios com produtos regionais.

Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades
2019
Produto 1
Cebola
Escolha uma unidade para quantificar o produto 1
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 1
5667
Produto 2
Cenoura
Escolha uma unidade para quantificar o produto 2
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 2
6854
Produto 3
Tomate
Escolha uma unidade para quantificar o produto 3
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 3
6378
Produto 4
Banana Prata
Escolha uma unidade para quantificar o produto 4
Quilogramas
Indique a quantidade do produto 4
9250

Bloco 7 - Desafios e aprendizagens

1 Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?

Maior autonomia para as mulheres; entrada de receita para a cooperativa e para o produtor; fortalecimento do movimento da agricultura familiar; valorização do produto e do produtor; aumento de renda; melhoria na qualidade de vida e da alimentação saudável.

2 O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?
Sim
Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?
Feiras livres
3 O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?
Sim
Quais espaços de comercialização?
  • Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
  • Grupos de consumo
  • Feiras livres
5 Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?
Sim
Quais mudanças?
  • Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
  • Maior diversidade de frutas, legumes e verduras (FLV)
  • Maior diversidade de receitas
  • Melhoria na saúde
6 É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo?
Sim
Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem?
12
7 Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
  • Diferença entre a quantidade prevista na Chamada Pública e a quantidade entregue
  • Outro
Se outros, quais?
Regularização da polpa de frutas
Descreva melhor as barreiras existentes

A legislação atual referente à regularização da atividade de beneficiamento da polpa de fruta favorece mais as grandes indústrias.

8 Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?

Cursos de capacitação; melhoria nos processos de produção; diminuição do uso de agrotóxicos; produção SAT (sem agrotóxicos) adotada por vários produtores e comercialização de produtos dentro da própria comunidade, fazendo trocas de mercadorias.

Bloco 8 - Impactos da Pandemia

1 Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?
Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar
2 Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?
Sim
Quais foram as mudanças?
  • Logísticas de entrega
  • Reduziu o contrato
  • Alterações na diversidade dos produtos
Como a organização avalia essas mudanças?
Muito insatisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas

Suspensão das entregas; chamadas não atingirão o montante contratado; compra de poucos produtos na formação dos kits; protocolos sanitários a serem seguidos para a entrega das mercadorias.

3 A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?
Sim
4 De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?

Uma das fragilidades está relacionada à dificuldade de escoamento da produção provocada pela interrupção do contrato com a prefeitura e com as escolas, uma vez que o agricultor já havia organizado a produção e planejado sua venda.

Por outro lado, os agricultores e a organização encontraram formas de comercialização para não perder a produção. E houve um fortalecimento das parcerias.

5 Há previsão de retorno às aulas em seu município?
Não

Organizações parceiras

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
Secretaria Municipal de Educação
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
Cresol
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas
Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas

Bloco 9 - Comunicação e Anexos

3 Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • Facebook/Messenger
  • E-mail
  • Site
  • Instagram
  • Whatsapp/ Telegram
Ano de publicação
2020
Última atualização
17/01/2022
Mapeamento
Experiências de acesso ao PNAE
Site
Organização de referência
Venda da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (Coorpol) para o PNAE municipal e estadual em Manhuaçu
Áreas Temáticas