Vigilância popular em Saúde no contexto das mudanças climáticas

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Vigilância popular em Saúde no contexto das mudanças climáticas

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A experiência é uma pesquisa-ação em vigilância popular em Saúde junto à Fiocruz e ao Ministério da Saúde e OMS.
Está acontecendo no assentamento Santa Rita de Cássia II em Nova Santa Rita/RS.
O território iniciou o trabalho com a Fiocruz em vigilância popular em saúde no contexto de derivas de agrotóxicos, após um evento de derivas maior em 2020. Na época o território foi um dos 10 territórios que participaram da pesquisa.
Em 2025 iniciou uma nova pesquisa de vigilância de saúde no contexto de mudanças climáticas. O território está novamente participando da pesquisa com mais um território do Ceará (aldeia Mundo Novo, etnia Potyguara, movimento potygatapuia) e foi escolhido por ter sido afetado pelas enchentes de maio 2024.
O objetivo da pesquisa é um estudo comparativo entre esses dois casos de extremes climáticos (seca no Ceará e enchentes no RS) para criar ferramentas, procedimentos e metodologias de ação nos territórios, buscando enfrentar esse contexto de mudanças climáticas. Consiste em oficinas nos territórios onde são organizadas visitas a campo, diagnósticos, mapeamento (elaboração de mapas temáticos e populares), levantamento de prioridades e construção de plano de ação.
O resultado será um plano de ação a ser monitorado no território e a publicação de um guia de vigilância popular que possa inspirar outros territórios.

Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)

Município e Estado da experiência:
Nova Santa Rita (RS)

Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2025

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de promoção à saúde

Como a experiência de promoção da saúde pode ser identificada?
Vigilância Popular em Saúde

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Assentadas/os de Reforma Agrária, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos Indígenas, Profissionais de saúde

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Potiguara

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Matas, Rios, Açudes, Campos e várzeas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Outra

Qual(is) outra(s)?
Vigilância em Saúde (SUS)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, YouTube, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/participatorio_em_saude/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/participatorio_em_saude/

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=q51uewCMtjI

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas

Anexos

Anexe fotos para representar a experiência: