
Valorização e Uso da Sociobiodiversidade Nativa - Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Valorização e Uso da Sociobiodiversidade Nativa - Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Nossa identidade - a Cadeia Solidária das Frutas Nativas (CSFN) é uma iniciativa que tem por objetivo promover o uso e a comercialização de produtos da sociobiodiversidade com ênfase nas frutas nativas, e proporcionar, além da conservação da biodiversidade nativa, a ampliação de renda para famílias agricultoras e o acesso a alimentos de qualidade para a população.
Nossa prática - a CSFN acontece a partir da organização de pessoas, do campo e da cidade, que trabalham na geração de uma cadeia produtiva que agrega a produção, passa pelo processamento e vai até a comercialização de “produtos raiz”.
Nosso coletivo - somos famílias agricultoras que trabalham com extrativismo e processamento; empreendedoras(es) do processamento que transformam esses produtos da sociobiodiversidade em alimentos, cosméticos e tinturas; empreendedores(as) comerciantes que repassam esses produtos especiais para você. Somos também aquelas e aqueles que trabalham com a assistência técnica as famílias, pesquisadoras(es), além de um conjunto de apoiadores(as) que vão fazendo essa roda girar.
Por onde andamos – esse conjunto de atores está distribuído por várias regiões do Rio Grande do Sul que compreendem áreas de Mata Atlântica, sendo as Regiões: Alto Uruguai, Altos da Serra, Campos de Cima da Serra, Litoral, Missões, Porto Alegre e Serra.
Nossa inspiração - organizamos nossas práticas considerando os princípios da Economia Solidária e da Agroecologia. A Economia Solidária nos guia na construção de uma gestão social compartilhada entre os(as) integrantes e diferentes elos da cadeia, e na construção de uma relação efetiva entre produtores(as) e consumidores(as), entre o campo e a cidade. E a agroecologia nos inspira na valorização dos produtos da sociobiodiversidade, pelos princípios da conservação pelo uso e da sustentabilidade ambiental.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Vacaria (RS)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2012
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Pontos de venda fixos (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Florestas, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Pecuária sustentável, Manutenção de Reserva Legal e APP
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
promovendo sistemas produtivos e construindo canais de comercialização de produtos da agroecologia e da sociobiodiverisdade local.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Facebook, Whatsapp, Rádio, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
são vários atores da rede que divulgam
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos, Outros
Qual outro?
promove a comercialização dos produtos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
www.cetap.org.br
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: