Valorização da comunidade de Porto Marinho - Arroz Anã

Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira

Nome da experiência:
Valorização da comunidade de Porto Marinho - Arroz Anã

Município e estado de localização:
Itaocara (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto fica localizado na divisa dos municípios de Itaocara e Cantagalo.

A ideia da valorização da comunidade de Porto Marinho começou em 2017, através do João Bosco. Onde ele descobriu que o o arroz anã era um bom candidato para essa valorização, o arroz Anã só é produzido em Porto Marinho, o arroz veio das Filipinas como foi comprovado pela Embrapa arroz e feijão, onde foi enviado amostras do arroz.O processo de plantio, cultivo e tratos culturais nãoenvolve a utilização de adubos químicos ou mesmopesticidas. Objetivo da associação é preservar, valorizar, e o reconhecimento da cultura local. Além do arroz, fazem parte do projeto incentivar o aproveitamento rejeitos como a casca do arroz para fabricação de artesanato.

Abrangência de atuação:
Nacional - 5 ou mais estados

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural

Ano de início da experiência:
2017

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Qual a categoria da experiência?
Comércio, feira e outras formas de venda de produtos, Consumo e gastronomia, Beneficiamento, Produção

A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização

Onde a produção é comercializada?
Feira

Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Galpão, laboratório ou espaço anexo a uma construção

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Outro

Qual outra experiência de comercialização?
A venda é feita pelos produtores e também na venda antiga de Porto Marinho.

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Sementes, Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100

Quais os principais temas da experiência?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Quais políticas públicas?
Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares)

Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
Sebrae nacional, valor 250.000 mil

FAPERJ, valor 200.000 mil

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Página no facebook:
https://www.facebook.com/arrozanaportomarinho

YouTube:
https://youtube.com/@arrozanadeportomarinho4488?si=Wg73wdkZQDnvFS6g

Nome da mídia ou rede social:
Arroz Anã de Porto Marinho ,

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos:

Plantação do Arroz Anã

Arroz Anã embalado

Artesanato onde foi usado a casca do Arroz Anã.

Artesanato com as cascas do Arroz Anã.

Colheita do Arroz Anã.

Almoço comunitário

Arroz sendo levado para secar na pedra

Links:

https://fb.watch/mR-OkQ-hHt/