
Valorização da comunidade de Porto Marinho - Arroz Anã
Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira
Nome da experiência:
Valorização da comunidade de Porto Marinho - Arroz Anã
Município e estado de localização:
Itaocara (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto fica localizado na divisa dos municípios de Itaocara e Cantagalo.
A ideia da valorização da comunidade de Porto Marinho começou em 2017, através do João Bosco. Onde ele descobriu que o o arroz anã era um bom candidato para essa valorização, o arroz Anã só é produzido em Porto Marinho, o arroz veio das Filipinas como foi comprovado pela Embrapa arroz e feijão, onde foi enviado amostras do arroz.O processo de plantio, cultivo e tratos culturais nãoenvolve a utilização de adubos químicos ou mesmopesticidas. Objetivo da associação é preservar, valorizar, e o reconhecimento da cultura local. Além do arroz, fazem parte do projeto incentivar o aproveitamento rejeitos como a casca do arroz para fabricação de artesanato.
Abrangência de atuação:
Nacional - 5 ou mais estados
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural
Ano de início da experiência:
2017
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Não
Qual a categoria da experiência?
Comércio, feira e outras formas de venda de produtos, Consumo e gastronomia, Beneficiamento, Produção
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização
Onde a produção é comercializada?
Feira
Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não
Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Sim
Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Galpão, laboratório ou espaço anexo a uma construção
Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Outro
Qual outra experiência de comercialização?
A venda é feita pelos produtores e também na venda antiga de Porto Marinho.
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Sementes, Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100
Quais os principais temas da experiência?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Quais políticas públicas?
Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares)
Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
Sebrae nacional, valor 250.000 mil
FAPERJ, valor 200.000 mil
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não
Página no facebook:
https://www.facebook.com/arrozanaportomarinho
YouTube:
https://youtube.com/@arrozanadeportomarinho4488?si=Wg73wdkZQDnvFS6g
Nome da mídia ou rede social:
Arroz Anã de Porto Marinho ,
Escolha uma foto para divulgação:
Anexos:
Links:
https://fb.watch/mR-OkQ-hHt/