Trem do Pantanal: trilhando o caminho do bioma e das doenças tropicais
É um projeto de extensão, mas que já fez parte de pesquisas e outras ações na UFMS e na FIOCRUZ. Faz parte da RNEC, que incentiva a aproximação dos programas de pós-gradução às escolas públicas de ensino médio, com o objetivo de estimular os/as estudantes a entrarem na universidade pública.
A ideia fundamental é que os alunos tenham uma imersão na pesquisa, explorando o método científico na prática, promovendo a curiosidade científica dos/das jovens. Os temas são inúmeros, mas a experiência aqui da UFMS em que a Fiocruz é parceira, envolve as doenças tropicais, especialmente aquelas endêmicas ou causadas por maus ambientes.
Assim, há uma parte significativa do processo de imersão que discorre sobre a relação saúde e ambiente, enfocando no impacto do agronegócio, especialmente o uso de agrotóxicos, desmatamento e perda de biodiversidade. E, como contra-ponto, discute-se aspectos da Agroecologia como reflexões sobre o consumo e padrões alimentares, sistemas produtivos menos impactantes, recuperação de áreas degradadas e Agroflorestas etc.