Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Trata-se de um projeto de extensão que realiza acompanhamento contínuo com grupos de mulheres camponesas e quilombolas, acerca da transição agroecológica e da economia solidária para o bem viver no Semiárido. O projeto acompanha diretamente 12 grupos de mulheres dos municípios de Lagoa Nova, Bodó, Acari e Caicó, no Rio Grande do Norte, a partir do trabalho realizado pela Cáritas Diocesana de Caicó. O projeto realiza formações, oficinas, encontros e intercâmbios e produz cartilhas e documentários com/para as mulheres, de modo a contribuir no fortalecimento das experiências coletivas de transição agroecológica.
Estado da experiência:
Rio Grande do Norte (RN)
Município e Estado da experiência:
Caicó (RN)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2023
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Movimento de mulheres/feminista, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Empresas eólicas
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Biodigestor com produção de biogás, Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Produção de alimentos saudáveis
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Denunciando os impactos das energias renováveis e produzindo agroecologicamente
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/semiar.ufrn/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/semiar.ufrn/
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@semiarufrn
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Documentários do YouTube produzidos a partir da iniciativa:
- Canteiros do Bem-Viver: Semeando a Resistência no Semiárido: https://www.youtube.com/watch?v=6JAF0epQVbU
- Com Vocês Ando Melhor: https://www.youtube.com/watch?v=yLKJOYG6rHQ