
Terreiros pelo Clima e Espaço Sagrado
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Terreiros pelo Clima e Espaço Sagrado
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Ação Agroecológica e Justiça Climática nos Terreiros
- Mapeamento de PlantMAS (Plantas Tradicionais de Matrizes Africanas)
Identificação e registro de espécies vegetais sagradas cultivadas e utilizadas nos terreiros, valorizando saberes ancestrais e práticas de cuidado com a terra e com a saúde.
- Pesquisa-Ação com 100 Terreiros pelo Clima desde 2021
Realizada pela Rede Afroambiental em parceria com Fiocruz, a pesquisa envolve comunidades de terreiros cadastradas, promovendo o reconhecimento dos espaços sagrados como territórios de resistência e cuidado ambiental.
- Espaço Sagrado como Território de Agroecologia
Os terreiros são reconhecidos como espaços de cultivo agroecológico, onde práticas sustentáveis se entrelaçam com a espiritualidade, a alimentação saudável e a preservação da biodiversidade.
- Reparação Climática para Periferias e Povos Tradicionais
A agroecologia é usada como ferramenta de reparação histórica e climática, fortalecendo comunidades negras e periféricas frente às desigualdades ambientais e sociais.
- Promoção da Soberania Alimentar e Saúde Integral
O cultivo de plantas sagradas e medicinais contribui para a segurança alimentar, o cuidado espiritual e a saúde integral das comunidades de matriz africana. Trabalhando junto a cozinha Solidária de Axé.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2021
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Comunidade LGBTQIAPN+, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Não há efeitos das mudanças climáticas no território.
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Mar, Mangue
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar, Armazenamento e uso de gás metano
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
- Organização comunitária e redes de solidariedade
Mulheres negras e mães solo lideram mutirões, hortas comunitárias, cozinhas solidárias e redes de cuidado que garantem alimentação, saúde e acolhimento em tempos de crise climática.
- Educação popular e formação política
Jovens e lideranças comunitárias promovem oficinas, rodas de conversa e campanhas de conscientização sobre racismo ambiental, direito ao território e mudanças climáticas.
- Agroecologia e soberania alimentar
Mulheres e comunidades tradicionais cultivam alimentos e plantas medicinais em quintais, terreiros e hortas urbanas, fortalecendo a autonomia alimentar e a relação com a natureza.
- Espiritualidade como força de resistência
Terreiros e espaços sagrados reafirmam a sacralidade da natureza e mobilizam ações de proteção ambiental com base nos ensinamentos dos orixás e encantados.
- Incidência política e participação em conselhos
Lideranças periféricas e quilombolas têm ocupado espaços de decisão, como conferências, conselhos e fóruns, exigindo políticas públicas com recorte de raça, gênero e território.
- Uso de tecnologias sociais e comunicação comunitária
Jovens têm utilizado redes sociais, rádios comunitárias e mídias alternativas para denunciar injustiças, divulgar ações e mobilizar apoio.
- Cuidado intergeracional
Idosos compartilham saberes ancestrais e experiências de convivência com o território, enquanto crianças e jovens aprendem e recriam essas práticas com novas linguagens.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Facebook, Whatsapp, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://redeafroambiental.org/
Indique o e-mail institucional:
coordenacao.redeafroambiental@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/redeafroambiental?igsh=ZmhwamM1a3BpYm5q
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/share/16nNSX7qn7/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
1)https://www.instagram.com/p/CVwnlKKr5sq/?igsh=aW95a2M3YzFkNHJ2
2)https://www.instagram.com/p/Cbs5fj4p00e/?igsh=NDY0bHVuMjl2OW5i
3)https://www.instagram.com/p/CdrY5GUJfKS/?igsh=cWZidW42NnBkZXZ2
4)https://www.instagram.com/p/CezVxJIJ9Uk/?igsh=bjI3cTBoNTN3eTF6
5)https://www.instagram.com/p/CjtQGywJAtv/?igsh=ZDk0NncwcHI4eTdn
6)https://www.instagram.com/p/CoW3OC2LSV0/?igsh=ZnNta3N6ZjJqc2p5
7)https://www.instagram.com/p/CrdyqrOLT6s/?igsh=bm82ZzNtdGlsYWJz
8)https://www.instagram.com/p/CzYam6sO3YU/?igsh=bzB1Y3Z1OWYxeWgw
9)https://www.instagram.com/p/C0KfGXuJpZa/?igsh=MTAxMWV3ZWc5ZzJpMA==
10)https://www.instagram.com/p/C0T0n30rrf-/?img_index=2&igsh=cWx1OXB4ZzJqZHdt
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: