Sito Jordão (Município Santa Filomena)
Dona Pedrina, seu marido Claudenor e seu filho Cleonilton moram no sítio Jordão que fica á 100 km do município de santa Filomena, ao todo sua família tem 15 hectares de terra, mais dona Pedrina diz que apenas 1 hectare dá para plantar por falta de água.
Ela diz que é possível plantar de tudo um pouco em uma só área sem precisar desmatar.
A família de pedrina tem que esperar a chuva para encher o barreiro e irrigar sua lavoura.
sem chuva dá pouca coisa e a coisa fica mais difici: diz Pedrina
Na propriedade eles preservam plantas medicinais, forrageiras, animais silvestres.
Mas o que mais chama atenção em sua propriedade é a produção de milho, feijão, hortaliças e frutas.
Relata Pedrina antes a gente lutava mais com criação, criamos nossa família com leite de cabra dispois compramos umas cabecinhas de gado.
Agora de 2000 pra cá eu passei a prantar a tomate, as fruteiras e horta e levar pra feira, lá eu vendo tudo a 1 real o moe.
Vendo tudo barato porque dá pra nois e pra o povo que são meus freguês.
Ela tem como referencia a adubação orgânica que utiliza o esterco do curral, o controle de pragas e doenças das plantas através de defensivos natural feito com três plantas (maniçoba, pinha e nim). O solo da propriedade de Pedrina e Claudenor está melhorando a partir de duas técnicas desenvolvidas paralelamente em sua propriedade : a adubação orgânica e a utilização de defensivos naturais , não toxica ao ambiente nem as pessoas .
Não uso agrotóxico porque não agride a mata e nem a saúde da gente , porque temos que prevenir a minha saúde e da minha família e do povo que me compra : relata Pedrina.
A agricultora também não cansa de conscientizar as pessoas sobre o perigo do uso do agrotóxico.