SITIO ROSTO
O agricultor José Gessy mora no sitio Rosto com seus três filhos, moram numa propriedade de três tarefas, localizado á 8 km do município Crato-CE. A família trabalha a agricultura agroecologica em terras emprestadas de um amigo. Há alguns anos atrás seu José Gessy vem se dedicando ao processo agroecologico, desde a produção a comercialização.
Hoje, a área de seu José Gessy vem em um pique de produção grande onde toda semana tem produtos para levar para a feira agroecologica da cidade de Crato. Há dois anos seu José Gessy conheceu a ASSOCIAÇÃO CRISTÃO DE BASE- ACB, dando apoio à família e incentivando a trabalharem com inseticida natural, cobertura morta, a diversificação e o uso de esterco. Seu José Gessy hoje é quem mais produz aos redores da comunidade onde mora e consegue manter a feira toda semana com seus produtos que antes ia até meio dia para vender hoje vai até as nove.
Os cultivos são muito variados (coentro, banana, alface, pimentão, tomate, couve, coco, macaxeira, laranja e andu) e utilizados na alimentação da família e comercializados na Feira agroecologica de Crato. A família também tem uma criação de galinhas de capoeira para consumo de carne e ovos, na sua propriedade produzem hortaliças e fruteiras, também fazem mudas de alface em bacias cobertas com tela verde para que as formigas e lagartas não ataquem. Eles deixas também suas hortaliças por mais tempo para colher suas próprias sementes e não ter que comprar sementes com algum produto químico.
A cada dia ele procura mais informações na instituição, onde tem assistência técnica semanalmente, levando técnicas e formas de manejos das culturas que trabalha.
Toda a família hoje está satisfeita, todos tem sua renda e seu dinheirinho para comprar suas coisas. Um aspecto que mudou a vida de seu José Gessy foi à força de resistência ao trabalho organizativo e associativo. A experiência fez com que ele incentive a importância da comunidade e dos filhos a participar da associação em forma organizar e incentivar outras famílias de agricultores da região a trabalhar a agroecologia na comunidade.
Assim há um ano a instituição em parceria com a prefeitura e o sindicato de trabalhadores rurais, e as famílias organizadas, fundaram na cidade a feira agroecologica de Crato. As famílias proporcionaram a cidade uma variedade de alimentos puros e de qualidade. Atualmente seu José Gessy comercializa em média 10 produtos na feira na feira agroecologica de Crato, levando a renda de sua família de 300 reais ou mais por mês.
As experiências de seu José Gessy têm ajudado no processo de troca e de construção de conhecimento para agricultores da região e de outros municípios do ceará, através de intercâmbios e cursos realizados na comunidade.