SITIO PONTA D’ AGUA
Isabel Coelho reside no SITIO PONTA D’AGUA fica localizado no município de Dormentes, onde mora com seu marido Jacó e seu Filho José.
Tudo começou em 1981, com o projeto da diocese rural de Dormentes com o incentivo de plantar alimento para as famílias.
Em 2007 começaram a produção de pepino, goiaba, acerola, abobora, hortaliças, laranja para comercialização, onde tudo é vendido na feira agroecologica pelo mesmo valor dos produtos com uso convencional.
Tudo é plantado com harmonia com a natureza para não haver poluição ambiental e nem destruição da caatinga.
O NEPS que é o núcleo de educadores de dormentes nos incentiva a não usar agrotóxico fazendo com que a gente se conscientize de ter alimentos saudáveis e naturais.
No sitio há criações de caprinos, ovinos, bovinos, eqüinos e um viveiro com galinhas caipiras, de onde a família tira a carne para alimentação.
A única coisa que compramos para o sustento da família é o arroz e o macarrão, as outras coisas tudo é tirada aqui do sítio. Diz: Isabel Coelho.
Isabel Coelho e Jacó Coelho irão fazer 38 anos de casados e nesse tempo nunca fizeram o uso de agrotóxico em sua propriedade, tudo é bem diversificado, plantado em consorcio e harmonia com a natureza.
Relato de Isabel Coelho: foi daí que a gente percebeu que produzir nosso próprio alimento sem uso de veneno tanto é bom para a gente como para as pessoas que vem de longe para comprar meus produtos tem vez que não dá nem para montar a barraca tudo acaba logo, logo.
Hoje a família planta feijão para o próprio consumo podendo obter de 20 a 30 sacos de feijão.
Com a diversificação de plantas no sítio ponta d’água não tem ataques de pragas ou doenças é o que dona Isabel fala que é bom e não tem que se preocupar em perder sua lavoura que é a fonte de alimentos para sua família.
Isabel coelho começou a criar cabras porque sabe que o leite é de boa qualidade e é recomendado pelos médicos para alimentação.
Para dona Isabel toda família tem que saber guardar o que produz para se alimentar e vender, ela acha que o mais importante é saber guardar água para beber e produzir “ sem onde ter como guardar água a vida fica difícil, falta água para beber e produzir alimentos.” Dessa forma a família garante a água para o consumo e para produção e fortalece a agricultura familiar na região de Dormentes.