Sítio Escola Ponto de Equilíbrio

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sítio Escola Ponto de Equilíbrio

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Trabalho com agricultura regenerativa, que proporciona a recuperação de solo, água, biodiversidade, etc.

Estado da experiência:
Espírito Santo (ES)

Município e Estado da experiência:
Conceição da Barra (ES)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2015

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)

Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Outros

Qual outro?
Alimentação saudável, geração de renda, resgate de culturas possibilitando qualidade de vida através da agricultura sintrópica

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Não

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da disponibilidade hídrica

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 30 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Qual(is) outro(s)?
Monocultura de cana e eucalipto.

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Através do reflorestamento, vinificação do solo, captando água de chuva e etc.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
Não há

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
sidileidelabreu

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://drive.google.com/file/d/1BWd4T-Dx5gZabL7ucvypkXXT3nmesLyJ/view?usp=drivesdk

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Anexe fotos para representar a experiência: