Sítio dos Ipês Agroflorestal

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sítio dos Ipês Agroflorestal

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Produção agroecológica de alimentos orgânicos certificado em sistema agroflorestal de agricultura regenerativa, promovendo os serviços florestais emergenciais nos dias de hoje e regenerando a Terra e as comunidades através de alimentos saudáveis e abundantes, vamos acelerar os processos planetários de transformação que precisamos pra sobreviver!

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Gonçalves (MG)

Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados

Quais estados esta experiência abrange?
MG, SP

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2021

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Doações, Troca, Comercialização

Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, Vizinhos e comunidade de entorno, Outro

Qual outro?
Funcionários e família

Com quem são feitas as trocas?
Vizinhos e comunidade de entorno, Outras/os agricultoras/es, Movimentos sociais

Quais as principais formas de comercialização?
Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada), PAA

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Crianças

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Jardins de chuva, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Programa Ecoforte), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp

Indique o link do site:
Não tem website

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@sitio dos ipes 9

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
agroecosust design

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência