Sítio da Pedra Rachada


O Sítio da Pedra Rachada localiza-se em Guararema e começou a se tornar produtivo em 2020, por conta da pandemia.
Desde o início, trabalhamos com a agricultura orgânica. Em dezembro de 2022, obtivemos o selo de produtor orgânico e conquistamos também o direito de fornecer alimentos para o PNAE de Guararema e Salesópolis. No momento, há apenas 3 produtores rurais em Guararema com selo de orgânico e somos um deles.
Somos um típico exemplo de agricultura familiar. A responsável pelo plantio é a Gislene Azevedo. Ela conta com o apoio do marido ,que cuida, principalmente, da infraestrutura. Produzimos uma variedade de legumes e verduras, como berinjela, inhame, batata, beterraba, couve, entre outros, cultivamos Pancs, colhemos diferentes tipos de banana e estamos com um pomar de cítricas em formação, além de pêssegos e de fritas nativas da Mata Atlântica, como cambuci, uvaia e aracá. Temos um tanque de peixes cujos resíduos  são usadas no processo de irrigação, fazemos a compostagem do lixo produzido no sitio, temos minhocário, contamos ainda com dois galinheiros e um pateiro. Iniciamos também parceria com um apicultor e instalamos caixas de abelhas para produção de mel. E iniciamos uma agrofloresta.
.Desenvolvemos uma sistema de captação de água por gravidade, com uso de bomba carneiro, para garantir a irrigação do solo e protegemos nossa nascente.
Ao mesmo tempo, desenvolvemos todo um trabalho de recuperação do solo, degradado por ter sido area de pasto no passado e os resultados têm sido animadores, bem como estamos aumentando significativamente o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.
Somos filiados à Camat, associação de produtores rurais com sede em Salesópolis, que dá um suporte e ajuda na venda da produção para dois restaurantes.
Recebíamos apoio da Cia Suzano de Papéis,, que mantinha um projeto de apoio técnico aos agricultores da região, porém o programa foi encerrado.
Acreditamos que o sítio tem potencial para o desenvolvimento de projetos educacionais
Não contamos com nenhum outro tipo de apoio.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?

  • Distribuição, comercialização e consumo de alimentos
  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?

  • Outro
  • Restaurante ou Cozinha comunitária

Qual ou quais outra(s)?PNAE (programa nacional de alimentacao escolar)

Como é feita a gestão da experiência?

  • Individual
  • Familiar

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?1 a 5

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?mais de 1000

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Não

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Somos frequentemente convidados pela prefeitura de Guararema para participarmos de eventos ou encontros de produtores rurais. Tambem fazemos parte do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de Guararema, com reunióes mensais sobre as políticas públicas e os progrmas rurais . Tambem participamos de reuniões têcnicas na Camat.

Nome da organizaçãoCamat, cooperativa agricola sediada em Salesopolis

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Estrutura de operação
  • Gestão interna
  • Logística
  • Pessoal
  • Assistência técnica (ATER)

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.Por ser um projeto familiar, a principal dificuldade é a falta de verba para ampliar as instalações e adquirir maquinários que facilitam o trabalho no campo; há tambem dificuldade em encontrar trabalhadores para ajudarem no plantio, acesso a apoio técnico para vermos se o que aprendemos está sendo colocado corretamente em prática. Também é dificil gerir a logistica de produção e distribuição dos alimentos.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Assistência técnica
  • Projetos de pesquisa
  • Outros

Qual ou quais outro(s)?Manejo do solo

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.O processo de recuperação do solo, que já vem acontecendo satisfatoriamente, é um processo demorado e demanda muita energia, situação que se agrava com a dificuldade de falta de apoio técnico. Os projetos de pesquisas também foram cancelado. 

Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:Acreditamos no potencial do projeto para o desenvolvimento de projetos educacionais para alunos do Ensino Básico.

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 1280px x 720px
Tamanho: 242378 bytes