Sistema Agroflorestal Experimental da UFPE (SAFE)
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sistema Agroflorestal Experimental da UFPE ( SAFE)
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O SAFE UFPE é um berço de produção de mudas nativas e, com a consolidação do novo viveiro de mudas em formato de domo geodésico, aumentaram sua capacidade produtiva em até três vezes. O objetivo é fornecer mudas para a implementação de SAFs, para além do processo de ser guardião de sementes e detentor de saberes. Em seu agroecossistema, trabalham de acordo com os pilares da Universidade nos campos da pesquisa, ensino e extensão.
Isso eleva sua experiência a níveis significativos: suas práticas são testadas, replicadas e difundidas na sociedade civil e acadêmica, fortalecendo a bioeconomia e a bioprospecção. Atuaram desde a gestão de resíduos sólidos, beneficiamento de recursos madeireiros e não madeireiros, até a implementação de ecotecnologias sociais para soluções de problemáticas globais, a fim de mitigar as mudanças climáticas.
Estado da experiência:
Pernambuco (PE)
Município e Estado da experiência:
Recife (PE)
Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2010
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Profissionais de saúde
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Benzedeiros, Caatingueiros, Caboclos, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas, Raizeiros
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Fulni-ô, Kapinawa, Xukuru
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Alteração no calendário de chuvas, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de plantas espontâneas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Mangue, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Compostagem, Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Aproveitando espaços ociosos para o reflorestamente a partir de roças e agroflorestas.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Whatsapp, YouTube, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://safufpe.wixsite.com/safufpe
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/safe_ufpe/
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@coletivosafe564
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática