Sensibilização de Merendeiras e Escolares


Sensibilização de Merendeiras e Escolares. A Secretaria de Educação em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), promove cursos e excursão para merendeiras e escolares. Nos cursos, foram abordadas técnicas de culinária, a importância do uso dos condimentos naturais e o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), iniciando essa pratica em 2015. Na elaboração das receitas, as participantes aprenderam a usar ingredientes que serão inseridos na alimentação escolar este ano, como filé de tilápia, biomassa de banana verde, ora-pro-nóbis e açafrão da terra. A capacitação contou com a participação de extensionistas da Epagri e nutricionistas da prefeitura. Já com os estudantes, foram realizadas visitas nas propriedades de famílias de fornecedores orgânicos para conhecer a origem dos alimentos que compõem a merenda, palestras educativas e construção de horta escolar. A iniciativa teve inicio com a lei do PNAE em 2010, entretanto foi concentrada em 2018.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Mata Atlântica

RegiãoSul

População total do município.58833

População rural4920

População urbana53913

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios AgroecológicosEducação Alimentar e Nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)desde 2010

Estimativa de público beneficiárionão informado