Semeando Agroecologia no Sertão Pernambucano
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Semeando Agroecologia no sertão Pernambucano
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus Floresta do IF Sertão-PE foi implantado em 2016 com o objetivo de promover a agroecologia como prática educativa, produtiva e social no semiárido pernambucano. Suas ações integram ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a formação técnica e popular em sustentabilidade.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se:
Implantação de biodigestores para aproveitamento de resíduos e geração de energia alternativa;
Criação de hortas agroecológicas no campus e em escolas municipais parceiras;
Realização de oficinas, cursos FIC e dias de campo, com foco em práticas sustentáveis e tecnologias sociais de baixo custo;
Reutilização de materiais, como pneus e madeiras, em estruturas agropecuárias;
Recuperação de áreas degradadas da Caatinga e incentivo ao uso de plantas adaptadas, como a palma forrageira;
Articulação com agricultores familiares, escolas e instituições parceiras, como o SERTA, CCBA e a Prefeitura Municipal de Floresta;
Organização do Seminário do NEA (SENEAS), promovendo trocas de saberes e experiências em agroecologia;
Produção de materiais didáticos, publicações técnicas e atividades de educação ambiental.
A atuação do NEA impactou diretamente mais de 800 pessoas, consolidando o núcleo como referência regional em agroecologia e contribuindo para o fortalecimento de sistemas sustentáveis de produção no sertão."
Estado da experiência:
Pernambuco (PE)
Município e Estado da experiência:
Floresta (PE)
Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2016
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Outro
Qual outro?
Gestão de resíduos e mudanças climáticas na Caatinga.
A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Convivência com o semiárido, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
www.ifsertao-pe.edu.br
Indique o e-mail institucional:
iran.torquato@ifsertao-pe.edu.br
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/neaclimaifsertaopefloresta?igsh=NjFnNDFxMXZvZG1n
Indique o link do YouTube:
https://youtu.be/tOc8_IvdCpQ?si=8_IySnkpudcCdxFA
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=tTeKssFOAe6uKd1P
https://youtu.be/wbIkxlni2LQ?si=LNQLhvQIyzzbbu2r
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=vzKC-nrufRoqbTgU
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=gLJ2wT4oOoZ2EtvE
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: