SEMEANDO


Descrição da experiência: Semeando
Objetivo:
O Semeando é um projeto que vem sendo desenvolvido na EPSJV desde 2016 através da realização de atividades multidisciplinares, e com equipes multiprofissionais, que tem como objetivo a realização de ações educativas que contribuam para a educação científica e a formação profissional abordando temas como: trabalho como princípio educativo, promoção da saúde a partir do alimento saudável e a preservação ambiental. Todas as etapas do projeto contemplam ações de sensibilização e mobilização, de aspectos da gestão comunitária, da sustentabilidade e capacitação técnica, com atividades práticas de cunho educativo e de fortalecimento do coletivo e da educação em agroecologia. Suas intervenções envolvem, majoritariamente, a atuação dos/as estudantes da educação básica da EPSJV (Ensino Médio Técnico e a EJA).
Atividades pedagógicas realizadas:
* Atividade conjuntas e propostas interdisciplinares: desenvolvimento de atividades interdisciplinares com os componentes curriculares do Ensino Médio Técnico da EPSJV (Formação Técnica e Geral) e o IEP (Eixos e TIs) e a nutrição da escola, fortalecendo o desenvolvimento do currículo integrado. Acontecem por meio de aulas, oficinas e rodas de conversa que abordam a agroecologia no estudo da ecologia e questões socioambientais (racismo e justiça ambiental); plantio e a importância do solo; gestão de resíduos e compostagem; alimentação saudável e soberania alimentar com agricultores/as familiares debatendo, também, a alimentação escolar.
* Projeto Brotinho - projeto desenvolvido por estudantes do CTNMS da EPSJV, numa abordagem interdisciplinar envolvendo a disciplina de Biologia e o Projeto Semeando, com foco na produção de alimentos com base agroecológica e promoção da saúde. Esse projeto participou da Feira de Ciências da EPSJV e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como iniciativas que envolvem a divulgação científica em agroecologia. Os assuntos abordados foram: agricultura urbana agroecológica; compostagem doméstica e horta urbana com aproveitando de resíduos como garrafas pet, pallet e galão de água. Foram realizadas oficinas de horta auto-irrigável, plantio e distribuição de mudas, montagem e exposição de projeto piloto de compostagem e montagem de canteiros. Após as atividades de divulgação científica todo o plantio realizado deu início a formação da horta agroecológica da escola.
* Oficina Meio Ambiente e modelo de desenvolvimento/EJA-Manguinhos e integração com disciplinas da EJA – Acontece com a abordagem da agroecologia, permacultura e bem viver no currículo da oficina desenvolvendo as temáticas: introdução à agroecologia; agricultura urbana agroecológica; direito à cidade e a agricultura urbana; agroecologia na Favela; solo e compostagem; compostagem doméstica; fitocosmética (extratos e óleos de ervas medicinais e limpeza de pele com argila e produção de sabonetes com ervas); Panc’s; sementes e práticas de culinária (compota de casca de banana, pastinhas e biomassa). A maioria das atividades envolvem a participação da Ejinha – filhos/as dos/as estudantes da EJA. A oficina contempla, também, a realização de aulas de campo para observação das experiências desenvolvidas na ONG Verdejar Socioambiental e a contribuição do plantio para a horta da escola.
* Horta agroecológica urbana e escolar – a horta é um espaço da escola destinado a observação, pesquisa, ensino e ação sobre ecologia e educação ambiental, além de contribuir para a gestão integrada dos resíduos sólidos e orgânicos da unidade, impactando positivamente o meio ambiente local. Ela é formada pelo plantio realizado com os/as estudantes nas atividades educativas, sendo composta por canteiros, tendo como suporte vasos, de diferentes tamanhos, e materiais reaproveitados, para produção de hortaliças, temperos, ervas, flores, leguminosas, Panc’s, dentre outros vegetais e um berçário com sementeiras e mudas. A produção e o consumo de alimentos da horta contribuem para estimular hábitos saudáveis de alimentação, e promovem a interação Ser humano/meio ambiente por meio de trabalho interdisciplinar.
* Compostagem - Direcionamento de parte dos resíduos orgânicos provenientes do serviço de alimentação/bandejão da EPSJV para a composteira do SGA/COGIC.    

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaEPSJV

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaOutro

Qual outro?Agroecologia Urbana e educação socioambiental com atuação na educação básica (ensino técnico, médio e EJA)

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?pretas e pretos, brancas e brancos, pardas e pardos

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Parda
  • Preta
  • Branca

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiqueOutra(s)

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos
  • Acima de 60 anos
  • De 7 a 14 anos

Indicação do gênero das pessoas participantesoutros

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento

  • Captação de água de chuva
  • Sistema de irrigação

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Adubação verde
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Plantas medicinais e fitoterapia
  • Outra

Qual outra?fitocósmetica

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores bem viver, Agricultura agroecologica urbana - em pequenos espaços

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Rodas de conversa e oficinas
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Intercâmbio/vivência
  • Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueNenhuma

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Violência do Estado
  • Violência de gênero (contra mulher, LGBTQIAP+fobia)
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Racismo
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoRIO DE JANEIRO

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas
  • Agricultor(a) urbana/o

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Narcotráfico
  • Construção civil
  • Especulação imobiliária

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Poluição do solo
  • Exploração no trabalho
  • Falta de saneamento básico
  • Poluição de recurso hídrico
  • Assoreamento de recurso hídrico
  • Inundações e enchentes
  • Urbanização desordenada

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Fome
  • Falta de atendimento médico
  • Doenças respiratórias
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Piora na qualidade de vida
  • Violência - lesão corporal
  • Violência - assassinato
  • Violência psicológica/assédio

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Whatsapp/Telegram
  • E-mail

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Fortalecendo redes locais de agroecologia e saúde, e ajudar a pensar em formas de pesquisa em educação e agroecologia na educação básica.