Santa Laura Agrofloresta
O Projeto é modelado à Produção de café especial, orgânico e agroflorestal na região Sul do estado de Minas Gerais, município Monte Sião. Juntamente com o café, e como “carro-chefe” do sistema SAF , tem-se as árvores de Candeia (Eremanthus erythropappus) para futura colheita, objetivando o sortimento da madeira para comercialização de mourões de cerca e lenha para extração de óleo essencial (Alpha bisabolol), cuja mercado existe e está consolidado há mais de 20 anos.
A Proposta deste projeto é produzir café orgânico e agroflorestal, objetivando também a regeneração do solo, preservação da fauna e flora, e conscientização ambientalsobre a importância da manutenção e recuperação de ambientes florestais.
Além do café, o SAF possui em seu arranjo como componente arbóreo principal, a Candeia (Eremanthuserythropappus). A candeia é uma espécie nativa, com grande ocorrência nas Serras do Espinhaço e Mantiqueira. Por anos a Candeia foi explorada ilegalmente e quase extinta devido o comércio ilegal da madeira para mourões de cerca. Este Projeto visa oferecer madeira LEGALIZADA E SUSTENTÁVEL de candeia para mourões de cerca, e lenha para extração de óleo.
O projeto também contempla a Realização de cursos e oficinas agroflorestais no Sítio onde se encontra o SAF, buscando a disseminação de conhecimentos, trocas deexperiências e inspirações para que haja um mundo mais agroflorestal e regenerativo.