
Restauração de APP G. Dezena
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
Nome da experiência agroecológica:
Restauração de APP G. Dezena
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
Regularização da Área de Proteção Permanente junto ao córrego que corta a propriedade, em Águas da Prata, SP.
As atividades foram realizadas no sistema agroecológico, mantendo a palhada de cobertura, sem uso de produtos químicos, desenho acompanhando a topografia do terreno, escolha criteriosa das espécies nativas regionais, de acordo com a lista de espécies da SIMA/SP para a região. Foram consideradas as características da fauna do local e as espécies foram implantadas para atender as necessidades dessa fauna, além das indicações protocolares de sucessão, cobertura e diversidade. Houve também especial empenho em privilegiar as espécies ameaçadas e raras.
Boa parte do trabalho de plantio foi realizado pelos voluntários das ONGs Planeta Plantar, que também forneceu parte das mudas, e Prata Florida.
Estado/Município da experiência:
São João da Boa Vista (SP)
Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município
Ano em que a experiência teve início.
2020
A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão), Iniciativa de gestão coletiva de bens comuns (ex. Ecovilas, experiências comunitárias entre outras)
Qual ou quais outra(s)?
Educação ambiental com prática agroecológica de restauração
Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Outro
Qual ou quais outra(s)?
Educação ambiental com prática agroecológica de restauração
Como é feita a gestão da experiência?
Coletiva/Comunitária
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos
Temas de atuação:
Águas e Saneamento, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 20 e 50
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
mais de 1000
Faz parte de alguma organização?
Sim
Organizações:
Planeta Plantar, Prata Florida, IFSP - Campus São João da Boa vista
Faz parte de alguma rede?
Sim
Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Encontros mensais para troca de informações e encaminhamentos das ações
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
Financiado pelo proprietário, valor aproximado até o final do projeto: R$10 mil
Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.
Não houve
6. Comunicação
Telefone:
019 99137 2214
E-mail institucional:
alfredo.nagib.filho@gmail.com