Resgate de plantas medicinais e o uso como ferramenta pedagógica em escolas no noroeste do estado do Rio de Janeiro

Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira

Nome da experiência:
Resgate de plantas medicinais e o uso como ferramenta pedagógica em escolas no noroeste do estado do Rio de Janeiro

Município e estado de localização:
Cambuci (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto tem o objetivo resgatar a utilização de plantas medicinais nas comunidades do município de Cambuci e incentivar as práticas educacionais com o uso das plantas medicinais. Para isto foi utilizado a metodologia de pesquisa participante e entrevistas semi-estruturadas, para fazer um diagnóstico do cultivo e consumo de plantas medicinais. No ato das visitas para coleta dos dados, otimizando a condução do projeto, foram coletadas estruturas de propagação (sementes e propágulos vegetativos) de plantas medicinais para serem multiplicados na instituição. Como parte da metodologia, o projeto possibilitou uma integração escola-comunidade, através de palestras e troca de material propagativo e o resgate das espécies tradicionais, estabelecendo um contato maior entre as partes envolvidas. Após esta primeira etapa, com o horto medicinal estabelecido no IFF Cambuci, foram produzidas mudas das espécies mais utilizadas na região e as mesmas foram distribuídas em dias de Campo; Semana Acadêmica e e Feira de Ciências realizados pelo IFF. Parte das mudas serão usadas para implantação de hortas medicinais em escolas do município, possibilitando praticas integrativas de cultivo e uso das plantas medicinais. Podemos concluir que o projeto, por meio de suas dinâmicas, contribui para a formação científica fomentada na escola, despertando a curiosidade e o espírito científico dos alunos que dele participam, por intermédio das discussões sobre uso racional da água, sustentabilidade e preparo do solo, produção de mudas e plantio das mesmas no espaço da escola.

Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural

Ano de início da experiência:
2016

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Qual a categoria da experiência?
Iniciativas de produção cultural e/ou de saúde (salas de saúde, farmácia verde, pontos de cultura, bibliotecas comunitárias etc), Produção, Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão), Consumo e gastronomia

A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não

Qual o destino da produção?
Autoconsumo

Como a experiência de produção cultural e/ou de saúde pode ser identificada?
Terapias alternativas, plantas medicinais e outros

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA)

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

Qual outra forma de gestão?
Professores e responsáveis pela instituição

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Não se aplica

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 11 e 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300

Quais os principais temas da experiência?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares)

Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
Verba para custeio de bolsas para os alunos participantes do projeto.

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Nome da mídia ou rede social:
IFF Campus Avançado Cambuci

Link para a página na mídia ou rede social indicada acima:
https://www.instagram.com/iffcambuci/

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos: