REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS
A Universidade do Estado de Mato Grosso desenvolve desde 2001 o Programa de Ciências Agro-ambientais (PCAA), com o intuito de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento do interior do estado de Mato Grosso. No Campus Universitário de Tangará da Serra – CUTS/UNEMAT são desenvolvidos, através deste programa, os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Estes cursos são desenvolvidos em dois núcleos: Núcleo Básico Comum e Núcleo Específico. A proposta pedagógica do PCAA tem como referência o estudo de temas problemas locais.
Neste trabalho daremos ênfase ao Grupo de Aprendizagem, Investigação e Extensão (GAIE) “Estudo dos recursos naturais não renováveis” e destacaremos as atividades realizadas no Grupo de Aprendizagem (GA) “Solo e água”, que tem o objetivo de contribuir para o entendimento da problemática dos recursos naturais: solo e água. As atividades são referentes ao ano de 2005 e primeiro semestre de 2006. Neste período, as turmas de Agronomia e Ciências Biológicas, juntamente com o grupo de professoras desse GA desenvolveram o trabalho intitulado “Estudo de Caso do Córrego Buriti”. Este córrego está localizado no perímetro urbano do município de Tangará da Serra – MT e devido à degradação de sua Área de Preservação Permanente (APP) e às suas margens, o Ministério Público aplicou um Termo de Ajuste de Conduta visando à sua recuperação.
A partir deste tema problema foram realizadas atividades relacionadas aos aspectos da água, solo, mata ciliar, população que vive próxima ao córrego e a compreensão do papel dos órgãos responsáveis pelas questões ambientais. Foram iniciativas que fomentaram questões pertinentes na reflexão do nosso papel como formadores de profissionais da área de Ciências Agro-ambientais, neste caso Agronomia e Ciências Biológicas. Colocou-nos o desafio de tentar entender, nesse contexto, as novas dinâmicas do campo da Educação Superior e sua relação com o sistema social-local, pensando quais configurações identitárias estão se processando nessas dinâmicas educacionais e em que medida essas novas experiências marcaram lugar nos aspectos formativos das identidades desses sujeitos estudantes e profissionais. Esse é um dos aspectos da problemática que nos mobilizaram para esta reflexão, portanto, o objetivo deste trabalho é relatar e refletir as atividades desenvolvidas neste GA.
Considerando que as atividades desenvolvidas envolveram dinâmicas sociais e educacionais complexas, optamos, a título de delimitação desse estudo, por apresentar uma síntese do Projeto Pedagógico do PCAA. Em seguida, faremos um relato do Estudo de Caso do Córrego Buriti apresentando o planejamento e organização das atividades e uma síntese dos resultados obtidos. Por fim, faremos uma reflexão dessa prática educativa, elencando alguns critérios considerados relevantes.