Rede de Viveiristas

A experiência começou em 2010, atraves do projeto "Petrobras Ambiental". Com 7 familias de agricultores familiares, que já produziam mudas de modo informal, atendendo a demanda de plantios da AMLD, com, mudas de melhor qualidade e produzidas na bacia do Rio São João. Evitando a compra de mudas de outros estados. Capacitando a rede e legalizando junto ao MAPA permitindo assim a comercialização de sua mudas de modo legal. 

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Serramar

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio rural

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)

A experiência é principalmente de que categoria?Produção

Nome da organizaçãoAssociação Mico Leão Dourado (AMLD)

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?Outro

Qual outro?Reflorestamento e paisagismo

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?

  • Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
  • Compra coletiva de insumos destinados à produção
  • Sementes

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Pretos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Comunicação/Divulgação
  • Gestão interna e pessoal

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Apoio na comercialização

Anexos

Anexo 1

Dimensões: 1024px x 694px
Tamanho: 121067 bytes