Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará


A Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará nasce  em 2009 a partir de diversas experiências de comercialização e articulação  vivenciadas nos territórios Vales do Curu e Aracatiaçu, Sertão Central, Maciço  de Baturité e Sobral. Assessorados/as pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador – CETRA,   os/as agricultores/as passam a discutir estratégias de organização, comercialização e formas coletivas de enfrentamento para superar as dificuldades impostas no processo de comercialização de seus produtos, seja  no mercado institucional quanto nos mercados locais e informais.
A Rede de Feiras se inspira no movimento agroecológico que  ganha força pelo país ao reunir agricultores/as, suas organizações, instituições e consumidores/as em torno da defesa da agricultura agroecológica, da sustentabilidade, dos modos de vida da agricultura  familiar e dos povos e comunidades  tradicionais, dos direitos das juventudes e mulheres.
A Rede de Feiras  fortalece a dimensão política dos processos de organização e comercialização. A  auto organização dos/as agricultores/as em torno de práticas da economia solidária, da produção de alimentos para a segurança alimentar e nutricional e  a busca por autonomia refletem a resistência desses sujeitos frente a padronização  do seu patrimônio alimentar e modos de  vida. Nesse espaço de diálogo é pautado tanto debates sobre a qualificação do processo de comercialização, quanto o acesso às políticas públicas e as formas de como aproximar um maior número de pessoas aos alimentos agroecológicos no campo e na cidade.
Atualmente 19 Feiras Agroecológicas e Solidárias compõe a Rede. As Feiras Agroecológicas e  Solidárias são espaços que acolhem os saberes e os sabores da agricultura familiar, nelas agricultores e agricultoras comercializam alimentos cultivados em seus quintais. Atualmente podemos encontrá-las tanto nas cidades, quanto no campo, dando continuidade a uma antiga tradição presente nas zonas rurais do semiárido.

Anexos

Anexo 1

Tamanho: 3893860 bytes