RECASA - Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Sertão


Originada de aspirações populares por uma educação mais democrática, inclusiva e contextualizada, desde 2007, a RECASA articula escolas públicas do agreste e semiárido alagoano, mobiliza e promove a formação continuada em educação contextualizada para crianças, adolescentes, jovens, professoras/es, coordenadoras/es pedagógicos, diretores e educadores sociais.
A RECASA caracteriza-se pelo formato de organização em rede, sua coordenação é constituída por educadoras/es, representantes do poder público (Secretarias Municipais de Educação) e de organizações da sociedade civil. Seu principal objetivo é consolidar um núcleo de formação continuada em Educação Contextualizada para atuar nos territórios do Agreste e Semiárido. Suas ações são voltadas à formação, à mobilização intermunicipal e à articulação política, visando firmar compromissos do poder público com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Alagoas.

Nos seus 13 anos de existência, as experiências educativas conquistaram novas parcerias. Dentre as principais, destaca-se o projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas, apoiado pelo UNICEF para fortalecer a educação contextualizada e promover os direitos das crianças e adolescentes de municípios do Semiárido alagoano. A parceria possibilitou a ampliação da área de atuação e maior colaboração com as iniciativas municipais para potencializar a ação educativa.
A rede passou a atuar nos 19 municípios do Território Agreste e 10 municípios do Semiárido, juntamente com entidades parceiras que atuam em Alagoas.Ao longo desses anos a RECASA tem trabalhado temas diversos para composição da matriz de formação escolar, tais como: Gerenciamento de Recursos Hídricos, Identidade e Cultura; Agricultura Familiar Agroecológica; Currículo Contextualizado; Defensivos Naturais; Questões de Gênero e Acesso à Terra. Cada cursista foi orientado a aplicar os conhecimentos de modo contextualizado, o que levou a mudanças no jeito tradicional de ensino e permitiu novas formas de trabalhar as várias áreas do conhecimento.

Para tanto, possui os seguintes objetivos:
Fortalecer as ações coletivas para implantação da Proposta de Educação Contextualizada para Convivência com o Agreste e o Semiárido; Desenvolver processo de formação continuada em Educação Contextualizada para educadores e jovens; Mobilizar a sociedade para tornar a Proposta de Educação para Convivência com o Agreste e o Semiárido em Política Pública.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Caatinga

RegiãoNordeste

População total do município.41158

População rural34789

População urbana6369

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestor

  • Municipal (M)
  • Sociedade Civil (SC)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Educação Ambiental
  • Educação do Campo/Contextualizada e Educação em Agroecologia

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Desde 2007

Orçamento anual1000

Estimativa de público beneficiário400 professores

Destaque/Observação

Orçamento de R$ 1.000,00 para formação de um professor.

Anexos

Anexo 1

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