QUINTAL PRODUTIVO AGROECOLÓGICO

Usuário de submissão:
cadastrorj

Nome da experiência:
QUINTAL PRODUTIVO AGROECOLÓGICO

Município e estado de localização:
Duas Barras (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Serrana Leste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
A experiência vem sendo construída na caminhada da vida; referências de família, troca de experiências técnicas e de saberes com outros produtores (as), e principalmente as oportunidades que foram experimentadas no
decorrer do trabalho como extensionista da EMATER -RIO, assessorando comunidades tradicionais
e de reforma agrária, participando e apoiando organizações e redes. Com a morte
do meu pai herdei uma pequena área de terra (30.000 m²) localizada
na área urbana do Município de Duas Barras/RJ.
A área era de pastagens e estou aos poucos restaurando as áreas de
preservação permanente, implantando SAFs e incrementando um quintal produtivo
agroecológico, visando sobretudo a produção de conhecimentos agroecológicos e agroflorestais. A produção referente ao quintal agroecológico atende com prioridade a segurança
alimentar e nutricional da família. A
experiência também tem uma pegada educacional, porque a práxis permite dialogar
com outras experiências e com os opostos.

Abrangência de atuação:
Intermunicipal - até 4 municípios

Município de abrangência:
Duas Barras (RJ)

Estado de abrangência:
RJ

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Ano de início da experiência:
2013

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Sim

Qual(is) rede(s)?
Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)

Qual a categoria da experiência?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro

Qual outro (construção do conhecimento)?
PROJETO DE VIDA

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Outro, Água, Terra

Qual(is) outro(s) recursos?
APPs

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Outros

Quais outros sujeitos?
mulheres; família; vizinhos;

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
1 a 20

Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
APPs

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Telefone:
22-998119200

E-mail institucional:
vrtcamara60@gmail.com

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Anexos: