
Quintais Produtivos da Colônia
Usuário de submissão:
Thais Reis
Nome da experiência:
Quintais Produtivos da Colônia
Município e estado de localização:
Rio de Janeiro (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Metropolitana
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
Os quintais produtivos da Colônia Juliano Moreira conta com 12 espaços de produção que composto pelos quintais e roças de moradoras do território e pelo espaço produtivo do Museu do Bispo do Rosário. Cada quintal guarda uma diversidade de formatos e formas de cultivos, as produções acontecem de forma individual, mas são realizados mutirões e reuniões periódicas envolvendo o coletivo e suas famílias. Em 2018 é inaugurada,em frente a casa de uma das mulheres do coletivo,a Barraca dos quintais da Colônia, onde reuniram-separa comercializar semanalmente os seus produtos, além de contribuir com o vinculo das mulheres, esse espaço colabora com a visibilidade das agricultorase seus produtos.
Abrangência de atuação:
Intermunicipal - até 4 municípios
Município de abrangência:
Itaguaí (RJ)
Estado de abrangência:
RJ
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio urbano na Região Metropolitana
Ano de início da experiência:
2011
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Sim
Faz parte de alguma rede?
Sim
Qual(is) rede(s)?
Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)
Qual a categoria da experiência?
Beneficiamento, Produção
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Sim, através de SPG (Sistema Participativo de Garantia)
Qual o destino da produção?
Comercialização, Autoconsumo
Onde a produção é comercializada?
Pontos de venda informal (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)
Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não
Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Não
Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Cozinha caseira
A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Negros
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Compra coletiva de insumos destinados à produção, Sementes, Espaço coletivo de comercialização
Qual(is) outro(s) recursos?
AS-PTA- promoção de intercâmbios, doação passagem, alimentação, ferramentas e insumos.
PACS- Doação de ferramentas
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 21 e 50
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300
Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
AS-PTA- promoção de intercâmbios, doação passagem, alimentação, ferramentas e insumos.
PACS- Doação de ferramentas
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Sim
E-mail institucional:
quintaisprodutivosdacolonia@gmail.com
Página no facebook:
https://www.facebook.com/colonia.quintais
Twitter:
@QUIINTAISCOLÔNIA
YouTube:
https://youtube.com/channel/UC_NR_aMSm5Q15Ljbr--jaCQ
Escolha uma foto para divulgação:
Anexos: