Quintais Produtivos Agroecológicos
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Quintais Produtivos Agroecológicos
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) desenvolve ações voltadas à implantação de alternativas tecnológicas capazes de enfrentar as adversidades edafoclimáticas típicas dos territórios camponeses, como as secas e os ataques de pragas e doenças. Uma das principais estratégias adotadas tem sido a construção dos Quintais Produtivos Agroecológicos, sistemas produtivos resilientes que estão sendo implantados nos assentamentos acompanhados pela escola.
Esses quintais são concebidos como Sistemas Agroflorestais (SAFs), devido à alta diversidade de espécies vegetais organizadas em diferentes estratos e com múltiplos usos, além da presença de animais de pequeno e médio porte em um mesmo arranjo produtivo. Os Quintais Produtivos cumprem múltiplas funções: garantem soberania e segurança alimentar, contribuem para a saúde das famílias, promovem a conservação da agrobiodiversidade e mantêm viva a cultura camponesa, com seus saberes, práticas, simbologias e estratégias de reprodução socioeconômica.
Mais do que espaços de produção, os quintais representam resistência cultural, memória e inovação no campo. Reconhecendo essas múltiplas dimensões, a EPAAEB tem mobilizado camponesas e camponeses para a construção de assentamentos agroecológicos em diferentes territórios. Atualmente, os projetos da escola já contribuíram para a implantação de mil Quintais Produtivos, totalizando uma área de 950 hectares manejada sob princípios agroecológicos."
Estado da experiência:
Bahia (BA)
Município e Estado da experiência:
Prado (BA)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Alcobaça (BA), Itamaraju (BA), Prado (BA), Teixeira de Freitas (BA)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2013
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome
Como a experiência de acesso à alimentação e enfrentamento à fome pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Na promoção de produção agroalimentar biodiversas
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Assentadas/os de Reforma Agrária
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
Edital de da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia no incentivo a produção de alimentos e combate a fome.
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Feiras
Indique o link do site:
https://escolapopularagroecologia.wordpress.com/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/escolaegidiobrunetto/?hl=pt-br
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/epaaeb/
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC_fVMNA7ay2v5wg23Vyj3HQ
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: