
Quintais das Margaridas Fortalendo a Economia Feminista
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Quintais das Margaridas Fortalendo a Economia Feminista
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
o Projeto Quintais das Margaridas
Foi implementado em 03 municípios Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé, com 80 mulheres beneficiarias. o objetivo , Fortalecer a auto organização das mulheres, visibilizando o trabalho realizado pelas mulheres nos agroecossistemas e a geração de renda.
o projeto facilitou processos organizativos e formativos com temas contextualizados voltados para: Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Domestico SSAN,
Economia Feminista, e Gestão de Quintais Produtivos, agroecologia, e cadernetas agroecológicas.
O percurso do projeto se deu com visitas nas casas das agricultoras, realização de pesquisas , diagnósticos, construção individual projetos produtivos,
intercâmbios de conhecimentos. As agricultoras foram beneficiadas com fomento de estruturação dos agroecossistemas.
para a implementação dos projetos produtivos.
Estado da experiência:
Bahia (BA)
Município e Estado da experiência:
Remanso (BA)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Pilão Arcado (BA), Sento Sé (BA)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Doações, Troca, Comercialização
Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, Estudantes de escolas e creches
Com quem são feitas as trocas?
Vizinhos e comunidade de entorno, Outras/os agricultoras/es, Instituições, Movimentos sociais
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, PAA, PNAE
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Consumidoras/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pescadoras/es e outros povos das águas, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Sindicalistas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Benzedeiros, Caatingueiros, Caboclos, Comunidades de fundos e fechos de pasto, Comunidades quilombolas, Pescadores artesanais, Raizeiros, Ribeirinhos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Lagoas, Açudes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Convivência com o semiárido, Cisternas e captação de água de chuva, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Outro
Qual(is) outro(s)?
incentivo de insumos para estruturação dos agroecossitemas das mulheres. sensibilização de temas pertinentes economia feminista, agroecologia SSAN
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Rede Mulheres do território do Sertão do São Francisco
apoiando as agricultoras na produção e comercialização cultivos agroecológicos ,
comercialização em feiras agroecológica.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/assremanso?igsh=MWkxYnV4b2xvMjU0Yw
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
auderianferreira
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
auderian.f@gmail.com
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Videos de atividades.
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https://www.instagram.com/reel/DKPi6JWxOFj/?utm_source=ig_web_copy_linkhttps://www.instagram.com/reel/DKPi6JWxOFj/?utm_source=ig_web_copy_linkv
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Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: