Propriedade Destaque


Em 2012 o município iniciou uma proposta de trabalho buscando fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar no município a partir de uma assistência técnica construída coletivamente entre agricultores e técnicos. O projeto é desenvolvido com outros parceiros como Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Irga e Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha e conta com uma metodologia sistêmica e dinâmica possuindo um comitê gestor, formado por técnicos, professores e profissionais de diferentes instituições que tem a função de dialogar e deliberar estratégias para o planejamento de atividades pensando na melhoria e no desenvolvimento das propriedades participantes. Possui uma equipe técnica que complementa o trabalho através de visitas nas propriedades. O comitê gestor e a equipe técnica discutem juntos a melhor linha de trabalho para o grupo ou de forma individual para cada família. O município é composto 43% Bioma Mata Atlântica e 57% Bioma Pampa.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.

  • Pampa
  • Mata Atlântica

RegiãoSul

População total do município.39685

População rural11571

População urbana28114

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestor

  • Estadual (E)
  • Municipal (M)

Temas do projeto Municípios AgroecológicosConstrução do conhecimento agroecológico

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Não

Período de execução (mês/ano)2012-2018

Orçamento anual20

Estimativa de público beneficiário61 famílias já participaram do projeto nas quatro edições

Destaque/Observação

61 famílias já participaram do projeto nas quatro edições. Além do acompanhamento de um ano, com assistência técnica o Propriedade Destaque já contemplou famílias com prêmios em dinheiro e intercâmbios para a França e Santa Catarina.

Link com materiais de referênciahttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/179957