
Projeto QUIAMA - Química Amiga do Meio Ambiente
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Projeto QUIAMA - Química Amiga do Meio Ambiente
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Projeto QUIAMA, desenvolvido no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), integra ações de agroecologia e química sustentável com foco em ensino, pesquisa e extensão. A experiência ocorre em dois espaços complementares: o Horto Agroecológico, onde são cultivadas diversas espécies sem uso de agrotóxicos, e o Laboratório de Química Orgânica, responsável pelo processamento das plantas em insumos naturais, como cosméticos e repelentes. Entre as principais ações estão o cultivo agroecológico, a produção de insumos sustentáveis, oficinas de educação ambiental, articulação com a comunidade local e desenvolvimento de tecnologias sociais. A proposta tem enfoque na regeneração ambiental, protagonismo estudantil e inovação socioambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto também atua na popularização da ciência e já recebeu prêmios nacionais e internacionais.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
São Gonçalo (RJ)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2019
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Crianças, Estudantes, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Aquicultores (envolvendo maricultores, carcinicultor, produção em tanques e outros), Comunidades quilombolas, Outros
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doenças nas criações animais, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Outro
Qual(is) outro(s)?
Plantas medicinais e saberes tradicionais
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem), Outras
Qual(is) outra(s)?
Produção de insumos naturais (biofertilizantes, repelentes), cultivo de plantas medicinais
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas, Outro
Qual(is) outro(s)?
Valorização de saberes tradicionais e articulação entre ciência e comunidade
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Mulheres, jovens e estudantes participam ativamente das ações do Projeto QUIAMA,
especialmente nas práticas agroecológicas como compostagem, manejo do solo e da água,
hortas e conservação de sementes. O projeto também oferta cursos, oficinas e workshops em
comunidades e favelas, promovendo a troca de saberes e a conscientização ambiental. Além
disso, são realizados processamentos de insumos naturais em laboratório, fortalecendo a
articulação entre ciência, prática sustentável e engajamento comunitário frente aos desafios
das mudanças climáticas
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/projeto.quiama?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/projeto.quiama?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/estudantes-transformam-sonhos-em
realidade-no-desafio-liga-jovem-2024/
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/grudinho-estudantes-do-rj-criam-repelente-natural
adesivo-e-ganham-premio-nacional,8641230895ec19c27c2de65864999739pufb2v4v.html
https://portal.ifrj.edu.br/quimica-amiga-meio-ambiente-comemora-suas-conquistas
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: