
Projeto Pró-Orgânico: Otimização de processo, mapeamento e bancos de dados em apoio a organismos participativos de avaliação da conformidade orgânica
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
Nome da experiência agroecológica:
Projeto Pró-Orgânico: Otimização de processo, mapeamento e bancos de dados em apoio a organismos participativos de avaliação da conformidade orgânica
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
O projeto Pró-Orgânico é fruto da parceria firmada entre Embrapa Territorial, a Cooperativa Orgânica Agroflorestal Comuna Da Terra e a Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas em 2022.
A demanda do projeto teve início nos relatos na Comissão de Produção Orgânica de São Paulo sobre os problemas situados na organização de dados e informações da produção orgânica, e da desistência da certificação por agricultores familiares por dificuldades em relação à documentação exigida. Foi organizado um encontro virtual com 42 stakeholders do setor de orgânicos em agosto de 2020 utilizando-se a abordagem do Design Thinking para a definição correta do problema e definição de possíveis soluções. Do encontro teve início o estabelecimento de parcerias, que culminaram em soluções na escala das unidades produtivas e sua interação com os sistemas participativos de garantia e suas organizações.
O projeto prevê a criação de um sistema de gestão de informações para apoio à certificação participativa de seus produtores e associações. O objetivo é construir uma ferramenta digital para o processo de avaliação da conformidade de produção orgânica das duas organizações: a Comuna da Terra, uma cooperativa com 80 famílias do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, SP; e a Orgânicos Sul de Minas, entidade que congrega 14 associações e cooperativas, atendendo a 240 agricultores, sendo 70% deles agricultores familiares. Fazem parte do projeto as unidades da Embrapa, Meio Ambiente, Agrobiologia e Gado de Leite. O projeto irá disponibilizar um sistema digital para apoiar o processo de avaliação da conformidade orgânica de agricultores familiares e suas Organizações de Controle Social (OCS) e Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPAC) em atendimento aos requisitos normativos nacionais, caracterização, mapeamento e à inclusão digital.
O projeto prevê a integração dos dados georreferenciados das propriedades atendidas pelas duas organizações com os dados sobre preservação da vegetação nativa inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo é prover subsídios para “trabalhos de medição e qualificação ambiental, social e econômica” das áreas dos produtores, bem como para programas de pagamento por serviços ambientais.
O sistema Web também apresentará um repositório de práticas, tecnologias e produtos da agricultura orgânica da Embrapa direcionados à produção orgânica.
Além das duas organizações de agricultores, são parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Superintendência de São Paulo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Estado/Município da experiência:
Campinas (SP)
Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados
Ano em que a experiência teve início.
2020
A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Outro
Qual ou quais outra(s) categorias?
Pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias voltados à produção orgânica e agroecológica
Qual ou quais outro(s)?
Estabelecimento de novas parcerias com os setores e entidades relacionadas ao desenvolvimento dos sistemas participativos de garantia da produção orgânica.
Qual ou quais outra(s)?
Parceria entre instituições de pesquisa e associações de produtores
Como é feita a gestão da experiência?
Outro
Qual ou quais outra(s)?
Parceria entre instituições de pesquisa e associações de produtores
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos
Temas de atuação:
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultores/as não-familiares, Assentadas/os de Reforma Agrária, Educadoras/es e professoras/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 20 e 50
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300
Faz parte de alguma organização?
Sim
Organizações:
Embrapa Territorial, Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas, Cooperativa Orgânica Agroflorestal Comuna Da Terra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo (MAPA/SP), Embrapa Agrobiologia, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Meio Ambiente
Faz parte de alguma rede?
Sim
Indique quais redes faz parte:
Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA), Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Reuniões mensais. Finalidade de alinhamento de ações, intercâmbio de conhecimentos e informações entre os representantes e proposições de trabalhos, ações e projetos em parceria.
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
Financiamento Embrapa/Recursos da descentralização direta no valor total de R$243.696,20 em 18 meses.
Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.
Houve contrapartida não financeira dos parceiros em diárias, transporte e alimentação.
6. Comunicação
Telefone:
019 3211 6200/019 98109 4560
E-mail institucional:
gisele.vilela@embrapa.br
Site na internet:
https://www.embrapa.br/territorial
Nome da mídia ou rede social:
Linked-in
Link para a página na mídia ou rede social indicada acima:
bit.ly/3YbpmN5