PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA LÚCIA -ARAÇAGI-PB: SUA (RE) CONSTRUÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Santa Lúcia, localizada na fazenda Santa Lúcia extremando com o Assentamento Santa Lúcia, no município de Araçagi-PB. O objetivo geral desta pesquisa teve o intuito de analisar o processo de (re) construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Santa Lúcia na perspectiva da Educação do Campo. Os objetivos específicos foram: Organizar a comunidade escolar para participar da (re) construção do PPP da Escola Municipal Santa Lúcia; descrever o processo democrático de (re) construção do PPP da Escola Municipal Santa Lúcia; conhecer as atividades desenvolvidas na escola após a realização do trabalho de intervenção; e identificar as contribuições que o trabalho de intervenção trouxe a partir da (re) construção do PPP na perspectiva da Educação do Campo. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida através de análise de documentos, observação participante, entrevistas semiestruturadas, visitas de campo, reuniões com o corpo docente da escola, registro fotográfico e gravador. O presente estudo está embasado teoricamente em obras de autores como Rodrigues (1993), Paiva (2003), Veiga (2003), Caldart (2004), Marinho (2008), Araújo e Silva (2011), Saviani (2013), Batista (2014), entre outros. O trabalho de pesquisa está estruturado em quatro capítulos, compreende desde o campo de pesquisa aonde a mesma foi realizada, a história da Educação do Campo no Brasil, a caracterização da Escola Municipal Santa Lúcia, focando sua história e os aspectos administrativos e pedagógicos da referida instituição, as concepções de PPP, sua importância para a escola, o processo de (re) construção e as atividades desenvolvidas no decorrer da pesquisa na instituição. Os resultados obtidos revelam que a instituição já tinha o PPP, porém o mesmo não tinha muito detalhe sobre a instituição, metas, objetivos, não havia relação com a Educação do Campo. Os educadores já tinham ouvido falar em Educação do Campo, mas não tinham muito conhecimento, pois a município não desenvolve formação continuada para educadores na perspectiva da Educação do Campo; a partir do trabalho, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a mesma. A (re) construção do PPP na perspectiva da Educação do Campo foi um passo importante na história da educação do município, pois tem várias instituições localizadas no campo, mas a Escola Municipal Santa Lúcia é a única que conseguiu elaborar sua proposta com princípios da Educação do Campo.