Projeto Mão na Jaca
A presença de jaqueiras no Brasil ocorre por conta de sua importação pelos Portugueses no séc. XVII a fim de alimentar a mão de obra escravizada, para trabalhar nas plantações no Brasil Colonial. Portanto está inserida dentro de um projeto Colonialista que repercute no Brasil até hoje. Por isso, a cultura de uso da jaca verde em pratos salgados nunca chegou. Para alimentar a força de trabalho escravo, não havia interesse em difundir a culinária. Até hoje a jaca é consumida madura. Como resultado, temos um enorme desperdício desta fruta tão abundante em várias cidades brasileiras. Cada jaqueira é capaz de produzir meia tonelada de fruta por safra. Ao beneficiá-la para o uso em pratos salgados, nutricionalmente ricos e muito saborosos, 80% da sua massa é aproveitada. O beneficiamento da jaca verde pode estimular o empreendedorismo em áreas carentes e comunidades, muitas vezes ricas em jaqueiras e pobres em informação quanto ao seu aproveitamento, em consequência de sua origem histórica.
O Projeto Mão na Jaca, trabalha com Educação Ambiental Crítica, combatendo a Política Pública de Estado, de extermínio das Jaqueiras, em parques e áreas públicas. Nossa intenção é levar a jaca para a merenda escolar pública. O Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, destina hoje o valor médio de 0,69 centavos para cada refeição de cada aluno em escola pública já em escola particular este valor chega a 18,00. Ao mesmo tempo a política pública de manejo das jaqueiras é de REMOÇÃO. No programa Federal – Minha Casa Minha Vida - as jaqueiras são as primeiras remoções, sem considerar que poderiam ser alvo de projetos socioambientais de educação, cultura, além de alimento farto nestes territórios.
O Projeto Mão na Java trabalha no combate ao imenso desperdício e perda que representará ao longo dos próximos e incertos anos. Abrir mão de árvores tão abundantes em recursos e alimento para o Rio de Janeiro e para todo o Brasil, onde a jaqueira se encontra. Do ponto de vista prático fazemos a Oficina Mão na Jaca, que são aulas de capacitação de beneficiamento, para que o aluno seja capaz de fazer o percurso da árvore até a mesa. Criamos um sistema de sinalização e monitoramento de jaqueiras em espaços públicos e privados, fazendo parcerias com instituições de ensino e fazendo levantamento no nosso território de atuação, no sentido de levar o conhecimento de uso da jaca verde em pratos salgados. O beneficiamento da jaca e a venda do produto, com pesquisa de novas receitas junto aos clientes, é o pilar de sustentabilidade de nosso projeto.
Em nosso site (http://www.maonajaca.com/) divulgamos as receitas que recebemos, como uma forma de estimular a propagação e divulgação da cultura de uso da jaca. Outras ações e redes que estamos construindo busca retirar da jaca a carga colonialista que segue tratando-a como sub-alimento. Com nosso trabalho pretendemos coloca-la na mesa de todos os brasileiros.