Projeto Farmácia Viva


O Projeto Farmácia Viva está sendo implementado desde 2019 pela Secretaria Municipal de Saúde de Poço Verde em parceria com Universidade Federal de Sergipe, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e envolvendo a agricultura familiar camponesa no desenvolvimento da cadeia produtiva e tecnológica local de processamento de plantas medicinais. O projeto tem a finalidade de promover a valorização e conservação da biodiversidade, educação ambiental e geração de renda para as famílias camponesas. A proposta metodológica se desenvolve a partir do intercâmbio de saberes tradicionais da comunidade, que já faz uso das plantas medicinais, e dos conhecimentos científicos que serão aportados pelos médicos e farmacêuticos que se integram ao projeto a partir da indicação dos fitoterápicos aos seus pacientes, e da implementação do laboratório de manipulação das plantas medicinais. Os recursos para o desenvolvimento do projeto são provenientes do edital lançado pelo Ministério da Saúde para a execução da Política Nacional de Práticas Integrativas, que foi aderida em Poço Verde. O município se compromete em dar continuidade ao programa que está sendo impulsionado pelo edital. 

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Caatinga

RegiãoNordeste

População total do município.21983

População rural9671

População urbana12312

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Construção do conhecimento agroecológico
  • Produção e uso de plantas medicinais e práticas integrativas de saúde

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)desde 2019

Orçamento anual160000

Estimativa de público beneficiárionão informado

Destaque/Observação

Integração dos saberes tradicionais e científicos através da articulação entre gestão pública municipal, universidade e agricultura camponesa.

Contrapartida da prefeitura com a disponibilização da infraestrutura e recursos humanos qualificados para a implementação e execução do projeto.


Link com materiais de referênciahttps://drive.google.com/drive/folders/1VI4h0zXcgIAIQi7c-h0u2bQ9mO6KIR5p?usp=sharing