Projeto Experimentação em Agrossilvicultura e Participação Social
O projeto “Experimentação em Agrossilvicultura e Participação Social” é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo, sediado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com apoio institucional da Coordenadoria Assistência Técnica Integral, da Prefeitura do Município de Joanópolis, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e de associações de bairros do município. O projeto conta ainda com financiamento da empresa Votorantim Celulose e Papel.
O desenvolvimento deste projeto apresenta como objetivo a geração foram participativa de conhecimento técnico/científico para a construção de modelos produtivos viáveis do ponto de vista econômico, ecológico e social para pequenas propriedades rurais. Além disso, busca gerar subsídios para melhorar o nível de conhecimento dos sistemas produtivos com o aumento da produção, fixação da população rural no campo e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
O projeto “Experimentação em Agrossilvicultura e Participação Social” tem como pressuposto metodológico a participação dos agricultores familiares envolvidos em todas as fases do projeto, ou seja, no diagnóstico, na definição dos objetivos, nos processos de seleção dos agricultores, na definição dos temas a serem abordados no processo de formação, no desenho e implantação dos módulos experimentais, bem como na sua avaliação e replicação.
Atualmente, são 12 famílias envolvidas diretamente no processo, sendo que 08 destas famílias já implantaram áreas experimentais em suas propriedades. Pretende-se que estes áreas experimentais sejam uma ferramenta tanto para a aprendizagem, como para produção propriamente dita, além de, posteriormente, serem áreas demonstrativas para outros agricultores interessados nas experiências