Projeto Dom Helder Câmara


O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) iniciou no ano de 2000, por meio de um acordo de empréstimo firmado entre o Brasil (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Através do projeto desenvolveu-se ações de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável, em seis estados do Nordeste, envolvendo o Semiárido brasileiro. Procurou-se promover a segurança alimentar e nutricional, geração de trabalho e melhoria da renda, através da integração das dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas, tecnológicas e também processos participativos de planejamento, gestão e controle social. 
Na primeira etapa do projeto, de 2000 a 2009 o projeto beneficiou 15 mil famílias, abrangendo 77 municípios. Na segunda fase foram 60 mil famílias beneficiadas de 913 municípios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte (Nordeste) e Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste).
Em Sergipe 37 municípios foram atendidos pelo Programa, em torno de 1900 famílias. 

População total do estado.2.068.017 pessoas

População urbana1.520.366

População rural547.651

Estimativa de público beneficiário pela política estadual1.900 famílias

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaPrograma ou Projeto

Principal ente executor/gestorGoverno Federal

Principal ente financiadorOrganização Internacional

Orçamento anualR$ 1.155.000,00

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Consolidada (existe, há estrutura pública e há orçamento garantido a cada ano)