
Projeto de Sustentabilidade
Usuário de submissão:
cadastrorj
Nome da experiência:
Projeto de Sustentabilidade
Município e estado de localização:
Rio de Janeiro (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Metropolitana
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto de sustentabilidade começou em 2015, com aulão de sustentabilidade e reciclagem de óleo de cozinha, como ponto de coleta na escola. Em 2017, o projeto se ampliou, revitalizando a horta escolar. Em 2018, se tornou escola sustentável pela Prefeitura do Rio e ganharam prêmios pelas atividades de sustentabilidade que a escola desenvolvia. Este título não existe mais na Prefeitura do Rio ( era parceria com a SMAC- Meio Ambiente), mas o projeto seguiu sendo desenvolvido como educação ambiental. Com a pandemia, a horta ficou parada, mas o aulão de sustentabilidade foi virtual. Em 2022 as atividades foram retomadas na escola e a horta ganhou mais 1 professora ( Josiane), além da prof. Cilene, empenhadas em colaborar com o projeto. Organizaram os alunos monitores para os cuidados com a horta, que são fundamentais para este cotidiano de manejo. Alguns resultados obtidos foram os prêmios: Ambienta Rio - Prefeitura do Rio, Olimpíada Brasileira em Saúde e Meio Ambiente - Fiocruz. Além disso, apresentaram o projeto no Congresso Latino-americano de Divulgação Científica. Também receberam recursos do projeto Meninas na Ciência, destinando uma verba em 2022 para apoiar o projeto da horta escolar. Em 2022 iniciou o Clube de Ciências, um grupo de alunos monitores estão na alfabetização científica e apoiam nas questões que ocorrem na horta, experimentando soluções e estratégias, a partir da horta escolar. Além da horta, a escola possui uma composteira, para gestão de resíduos solidos.
Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
articula o rural e o urbano no contexto Metropolitano
Ano de início da experiência:
2015
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Teve que paralisar em algum momento suas atividades, que foram retomadas depois e as atividades se mantiveram.
A experiência faz parte de alguma organização?
Sim
Faz parte de alguma rede?
Sim
Qual(is) rede(s)?
Outra
Qual outra rede?
Arranjo Local de Guaratiba
Qual a categoria da experiência?
Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem), Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de estudante
A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência, Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
Qual(is) outro(s) recursos?
Trabalho voluntário com parceiros - Fundação Angelica Goulart - formação, doação de composto orgânico, empréstimo de ferramentas
Doação de mudas, bloco de cimento para canteiro, trabalho voluntário - EM Emma D'ávila
Composteira de cilindro- Prefeitura do Rio
Trabalho Voluntário - Alvaro Madeira
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Pesquisadoras/es
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 21 e 50
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
501 a 1000
Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Mulheres e Feminismos
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Que tipo de financiamento?
Outro
Qual outro financiamento?
Recursos da própria escola municipal e projeto da fiocruz
Quais foram os financiamentos privados, quem financiou e qual o valor financiado?
Recurso federal para incentivo as hortas escolares- R$3.000,00
Recurso da barraca de sustentabilidade feita na festa junina da escola_ R$ 250,00 (Manutenção da horta)
Projeto da Fiocruz - R$1.000,00
Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
Trabalho voluntário com parceiros - Fundação Angelica Goulart - formação, doação de composto orgânico, empréstimo de ferramentas
Doação de mudas, bloco de cimento para canteiro, trabalho voluntário - EM Emma D'ávila
Composteira de cilindro- Prefeitura do Rio
Trabalho Voluntário - Alvaro Madeira
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Sim
Descreva mais sobre a descontinuidade do financiamento.
As dificuldades são constantes em relação a financiamento, ficamos a mercê de recursos possíveis da Prefeitura do rio.
Telefone:
21 991835628
E-mail institucional:
empwenzel@rioeduca.net
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